Semana passada a Chrysler apresentou à imprensa especializada, a linha 2008 de seus modelos, e as da Dodge e da Jeep, marcas que lhe pertencem. Foi uma verdadeira maratona, com avaliação de nada menos que nove versões de sete modelos ao longo de dois dias, na região de Itu, interior de São Paulo.
Foram eles: o sedã grande de luxo 300C com motores V6 (novidade no Brasil) e V8; a minivan de luxo Town&Country, nova denominação da Grand Caravan; o ?hatch? retrô PT Cruiser (Classic e Limited); o reformulado Jeep Cherokee Sport; e mais Jeep Grand Cherokee, Jeep Wrangler e a picape Dodge Ram (cabines simples e dupla). Esses lançamentos marcam a primeira ação da Chrysler no Brasil após a matriz da montadora ter deixado a parceria com a Daimler-Benz.
A estrela da gama Chrysler é o sedã 300C com motor V6. Com visual renovado, o carro ganhou novas lanternas traseiras e aerofólio inspirado no da versão esportiva SRT, com a terceira luz de freio colocada sobre ele. Seu interior recebeu alguns retoques, como o desenho do novo painel de instrumentos e do console central, destacados por detalhes cromados e acetinados.
No sedã 300C não há do que reclamar quanto a equipamentos. Regulagem de altura e profundidade do volante é elétrica e pode ser memorizada ? assim como a dos bancos dianteiros. Seus bancos de couro são confortáveis. Os retrovisores têm sistema de aquecimento; o piloto automático é útil e intuitivo; o ar-condicionado digital dual-zone tem saídas para os passageiros de trás; e o sistema de som, com HD de 20 gigas e amplificador de 276 watts, tem uma qualidade de áudio impecável por meio de seis alto-falantes. O bom gosto no acabamento e o silêncio no habitáculo completam o pacote de conforto.
Suas grandes rodas de aro 18 dão a impressão de que a suspensão é mais baixa do que realmente é, aumentando a sensação de agressividade, e pelo próprio tamanho do carro, que tem 5,01 metros de comprimento. Quanto à segurança, o 300C oferece de série o que a maioria dos carros não têm nem como opcional: freios ABS (antitravamento), controle de estabilidade, distribuição eletrônica de frenagem, controle de tração e ?airbags? frontais (inclusive para os passageiros de trás) e laterais.
Ao dirigir, o motorista sente-se com total controle do sedã 300C, independente da velocidade. A transmissão automática do 300C possui cinco marchas e a troca seqüencial é feita deslocando a alavanca para os lados. Somente em curvas fechadas o carro merece mais atenção devido ao seu peso: 1.845 kg. O V6 vai de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, e tem velocidade máxima de 219 km/h. O sedã 300C V6 2008 é um ?carrão?. Um verdadeiro ?carro de diretoria?. (BN)
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, Logitudinal,
Hemi V6 3,5 litros
Cilindrada: 3.518 cm3
Número de cilindros: 6 em linha
Potência máxima: 249 cv a 6400 rpm
Torque: 340 mkgf a 3800 rpm
Transmissão: Automática seqüencial, de 5 velocidades
Tração: Traseira
Suspensão: Amortecedores autonivelantes
Direção: elétro-hidráulica progressiva
Freios: ABS e ESP
Pneus: 225/60 R18
Rodas: Liga leve R18
Dimensões/Peso/Capacidade:
Comprimento: 5,01 metros
Largura: 1,88 metros
Altura: 1,48 metros
Distância entre-eixos:3,05 metros
Peso em ordem de marchas: 2.180 kg
Capacidade do porta-malas: 500 litros
Tanque de combustível: 68 litros
Desempenho: Aceleração de
0 a 100 km/h: 6,3 s.
Preço sugerido do Chrysler 300 C V6: R$ 139.900,00
