A espanhola Seat vai transformar o carro-conceito Tango, apresentado no Salão de Frankfurt no ano passado, em modelo de produção em série. A montadora do Grupo Volkswagen, que é gerenciada pela Audi, anunciou que o “roadster” será lançado no início de 2005 na Europa.
Apesar de o nome ser inspirado em um gênero de música melancólica, o Seat Tango não tem nada de lânguido. Ao contrário, o carro é bastante “caliente”. É um automóvel que encanta à primeira vista.
O Seat Tango é montado sobre a plataforma do Ibiza, mas tem carroceria em alumínio e “design” bem original. Concebido como um autêntico “spider”, apresenta soluções expressivas e inovadoras.
As linhas são bem arredondadas, característica mais ressaltada pelos pára-choques integrados à carroceria. A parte frontal chama atenção pelo capô côncavo, que deixa os pára-lamas mais salientes, e os grandes conjuntos óticos.
Em seu habitáculo e carroçaria fundem-se numa só peça. Materiais e texturas primárias, chapa e estrutura, tudo se mescla num corpo compacto, de linhas fluidas e musculosas, capaz de transmitir energia sem necessidade de evidenciar sua carga tecnológica.
Já a traseira exibe dois ressaltos que seguem até a parte de trás dos apoios de cabeça e fazem as vezes de pequenos santantônios individuais para cada banco. O Tango se adapta facilmente a uma condução agradável e tranqüila, como a uma pilotagem mais exigente.
O Seat Tango foi preparado para correr. Sob o seu capô, pulsa um propulsor 1.8 turbinado já usado pelo Audi A3, Audi TT e Volkswagen Golf GTi. Este propulsor desenvolve 180 cv de potência a 5.600 rpm e 24 kgfm de torque entre 2.100 rpm e 5 mil rpm. Assim, segundo a Seat, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos e atinge velocidade máxima de 235 km/h.