Fotos e detalhes da versão definitiva do Toledo, que foi mostrado há dois meses como protótipo no Salão de Madri (Espanha), acabam de ser mostradas pela Seat. A terceira geração desse “hatch” com linhas que lembram um monovolume, será apresentada em Paris, na França, em setembro próximo.
O novo Toledo é o segundo modelo da nova linha de modelos da Seat, marcados por características refinadas e que têm o objetivo de conquistar consumidores mais exigentes. O primeiro carro dessa nova fase da marca espanhola foi a minivan Altea, lançada no Salão de Frankfurt (Alemanha) do ano passado.
Segundo a marca espanhola controlada pela Volkswagen, seu novo modelo traz muita versatilidade para otimizar o aproveitamento da cabine. Além disso, seus 4,5 metros de comprimento, 1,77 m de largura e altura de 1,57 m remetem ao porte de um monovolume.
O detalhe que mais chama a atenção no Seat Toledo é a curva que sai do pára-lama dianteiro, passa pelas portas (deixando-as com aparência achatada) e chega ao arco do pára-lama traseiro. A grade do radiador larga e o conjunto ótico bem expressivo são outras características que marcam o Toledo, que tem entre os principais atrativos o estilo elegante, contemporâneo e levemente peculiar.
Apesar da simplicidade do acabamento, seu interior tem alguns itens de tecnologia avançada e boa lista de equipamentos de segurança. Entre eles, está o “Bluetooch”, que permite comunicação entre dois celulares. A vantagem desse sistema é que o motorista pode usar o telefone com as duas mãos no volante e sem necessidade de conexão física do aparelho com o carro. Para entreter os passageiros, a Seat disponibilizou um sistema de áudio com CD e MP3. E entre os itens de segurança estão seis “airbags” laterais e frontais para motorista e passageiros, sistema de freios ABS e cintos de três pontos em todos os assentos.
São quatro opções de motorização, sendo duas a gasolina (2.0 FSI de 150 cavalos e 1.6 de 102 cv) e a diesel (2.0 TDI de 140 cv e 1.9 de 105 cv). Há também três opções de câmbio: automático de seis marchas, automático seqüencial Tiptronic (como item opcional) e seqüencial DSG, disponível apenas para a versão 2.0 TDI. O Toledo é produzido com exclusividade na unidade catalã de Martorell da Seat, sem ajuda de sua parceira Audi.