No final de abril a Renault do Brasil iniciou a comercialização da série limitada Scénic Sportway, que confere ao modelo mais esportividade e um espírito aventureiro, além de oferecer todas as características de espaço interno e conforto conhecidas da carroceria monovolume.
Segundo a montadora, a denominação Sportway estará presente em todos os modelos desenvolvidos pela Renault para atender aos clientes que procuram um veículo de passeio com equipamentos e acessórios que remetam a um contato mais próximo com a natureza.
Disponível nas cores Preto Nacré, Prata Icebeg, Cinza Holograme, Verde Abysse, Bege Angorá, Vermelho Garance e Cinza Eclipse, a série limitada Scénic Sportway conta, em sua parte frontal, com faróis de máscara negra e um novo pára-choque de impulsão. Este último é pintado na mesma cor da carroceria e incorpora, em sua parte central, dois grandes ressaltos na cor preta – ligados por um discreto perfil na cor prata -, que formam um sofisticado "quebra-mato" integrado. Além disso, este novo pára-choque dianteiro traz faróis de neblina e um protetor frontal, instalado abaixo da entrada de ar, para o radiador.
O pacote de equipamentos conta com faróis de máscara negra e de neblina, e protetor frontal instalado sob a entrada de ar. O pára-choque é pintado com a mesma cor da carroceria e traz dois ressaltos incorporados na parte central, que formam uma espécie de quebra-mato.
A parte inferior do pára-choque traseiro ganhou protetor na cor cinza. Segundo a montadora, esta peça, que se assemelha a um extrator de ar, protege a carroceria de eventuais contados com o solo em subidas íngremes ou percursos acidentados.
A lista prossegue com estribo de aço com detalhes em plástico, rodas de liga leve de 15 polegadas, pneus 195/65 R15, frisos de proteção lateral na cor preta e "rack" de teto para o transporte de equipamentos esportivos. Nas portas traseiras, acima dos frisos de proteção, estão fixados os logotipos "Sportway". Os proprietários de Scénic poderão deixar seu veículo com visual semelhante ao da série.
A montadora disponibiliza nas concessionárias um pacote com itens Sportway como protetores para os pára-choques dianteiros e traseiros, bagageiro de teto e estribos laterais.
Com preço sugerido de R$ 60.990,00 (frete incluso), a série tem como base a versão de acabamento Expression, equipada com o motor bicombustível 1.6 16V Hi-Flex. (BN)
OLHO CLÍNICO
Por estar atenta às tendências de mercado, a montadora francesa lançou a versão Sportway, de sua MPV (Multi Pourpose Vehicle) Scénic que conta com apelo "off-road", que além da esportividade e espírito aventureiro, oferece ainda todas as características de espaço interno e conforto conhecidas da carroceria monovolume.
A chegada da versão "fora-de-estrada" da Scénic marcou também a Renault como a primeira montadora estabelecida no País a oferecer um MPV com essa concepção. É bom lembrar, ainda, que foi a montadora francesa que deu o pontapé inicial nesse segmento familiar com o lançamento do mesmo modelo (minivan) ainda em 1996.
Mostra a vocação aventureira da série limitada Scénic Sportway a disponibilização de um "rack" de teto, ideal para o transporte de equipamentos esportivos, principalmente aqueles relacionados à prática de esportes radicais e/ou de aventura, como caiaques, pranchas de surfe, material para escalar montanhas, bicicletas, entre outros.
A série limitada Scénic Sportway é equipada com o motor bicombustível 1.6 16V Hi-Flex, que, abastecido com 100% de álcool, desenvolve 115 cv de potência a 5.750 rpm e torque de 16,0 mkgf a 3.750 rpm, além de atingir a velocidade máxima de 181 km/h e ir de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos, de acordo com dados fornecidos pela montadora.
Durante avaliação feita pelo Jornal do Automóvel, a Scénic Sportway cedida pela Renault do Brasil comportou-se muito bem nas estradas da Região Metropolitana. Em trecho de serra, a minivan não decepcionou. A posição de dirigir elevada é agradável e oferece ao motorista boa visibilidade.
Mas apesar de seus atributos, as pedaleiras (pedais da embreagem e freios) deixam a desejar por serem pequenas demais, o que em determinados momentos dificultam movimentos rápidos do motorista. Bem que os engenheiros da Renault podiam reavaliar esses importantes itens, pois seria melhor que o motorista contasse com um pedal maior de freio, para poder pressioná-lo com maior firmeza e segurança.
Embora o estilo fora-de-estrada da Scénic Sportway tenha ficado restrito ao visual, tem uma ampla lista de itens de série e sobra espaço em seu confortável interior, principalmente em seu enorme porta-malas. Enfim, a versão Sportway do Scénic continua sendo uma minivan para família que gosta de viajar confortavelmente. (BN)