Precursor dos monovolumes compactos, o Renault Scénic insere-se num dos mais importantes segmentos europeus. Para recuperar a liderança no segmento, a marca francesa vai lançar no fim de 2003 na Europa, nova geração deste modelo.
A criatividade dos engenheiros aliados à visão estratégica dos responsáveis da Renault, mudaram a imagem da marca francesa, quando em 1984 foi lançada a Espace e, com ela, o conceito de monovolume. A história repetiu-se em 1996, com a chegada do Mégane Scénic, modelo cujo sucesso superou até as melhores previsões, de tal modo que, pouco tempo depois do seu lançamento, a Renault se viu obrigada a aumentar a sua produção. No caso do Scénic a concorrência não demorou a reagir, respondendo de pronto à sua nova ofensiva com propostas dotadas de outros argumentos, como o Zafira, da GM, com opção de sete lugares. Mas a Renault não descansou à sombra dos louros conquistados, e tem praticamente pronto o sucessor do atual Scénic, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2003.
Inspirado no Avantime, o futuro Scénic apresenta como grande trunfo a lotação para sete passageiros. Visualmente, o futuro Scénic vai tentar tirar o máximo partido da imagem utilizada pelos novos topos de gama da Renault: Vel Satis e Avantime. Assim, é quase certo que vai adotar as mesmas linhas angulosas e futuristas desses modelos.
Mas onde se esperam maiores inovações é no interior. O novo Scénic será sensivelmente maior do que o atual. Principalmente em comprimento, que se espera seja superior em cerca de 10 cm ao do atual. Tudo tem por objetivo permitir ao Scénic transportar mais dois passageiros do que os atuais cinco, e assim dotá-lo de um argumento essencial para combater tanto a atual referência do mercado na classe (a Zafira) ou outros concorrentes de peso, como a Picasso da Citroën.
Além da terceira fila de bancos (composta por dois bancos, individuais e removíveis), o habitáculo contará ainda com mais espaço para todos os ocupantes. Também não faltarão os diversos tipos de “airbag” (frontais, laterais e para a cabeça) e os sistemas eletrônicos de auxílio à condução.
Quando for lançado na Europa no fim de 2003, o novo Scénic oferecerá uma gama de motores composta por seis versões, todas de 4 válvulas por cilindro. A oferta incluirá três propulsores a gasóleo dCi com tecnologia “common-rail”, e outros tantos blocos a gasolina, numa gama de potências que irá dos 100 aos 140 cv de potência. Em 2004, a gama Scénic será ampliada com o lançamento de um modelo polivalente, com tração integral, novamente denominada RX4.