A Scania lançou no início de outubro seus novos caminhões da série P, G e R, que englobam a maior quantidade de opções da história da montadora. Eles cobrem basicamente dois segmentos de transporte – o de longa distância e o de aplicação severa (construção, cana-de-açúcar, mineração e fora-de-estrada). Verdadeiramente, caminhões para todas as cargas e estradas. Em Curitiba, os novos modelos P, G e R foram apresentados pela Cotrasa, concessionária do Grupo Battistella, para a imprensa local e clientes da revenda Scania.

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Para cada aplicação estão disponíveis diferentes modelos de cabine, trens-de-força, configuração de eixos e diversas variações de chassis, que incluem o tipo de suspensão, a altura, a resistência, a distância entre eixos e a preparação para o implemento. Todas com quatro tipos de motor, produzidos dentro do sistema modular Scania, de 9, 11, 12 e 16 litros, com potências desde 270 até 500 hp, com alto torque desde as mais baixas rotações.

Tem uma cabine para cada tipo de necessidade do motorista em relação a um ambiente de trabalho adequado e à melhoria contínua da produtividade do transportador. O interior da cabine é completamente novo em todos os modelos, com o posto de condução desenvolvido sob um novo projeto ergonômico. A Scania acredita que o motorista possui papel primordial para a produtividade. O motorista que tem conforto enquanto dirige, sentado ao volante, graças à facilidade de manobra e resposta do veículo, terá um melhor desempenho e apresentará melhores resultados.

Montada em posição baixa no chassi para facilitar a entrada e a saída, a cabine ?P? é adequada para as aplicações de construção, mineração ou florestal e para o transporte regional rodoviário. A cabine ?G? preenche o intervalo entre as opções ?P e R Highline?. Ela está montada no chassi numa posição mais alta que a ?P?, porém mais baixa que a ?R Highline?. Em sua faixa de mercado, apresenta o maior espaço interno. E a cabine ?R?, montada em posição elevada no chassi, possui piso semiplano que oferece bom espaço interno, sendo indicada para as aplicações rodoviárias de longa distância.

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As opções de motores vão de 270 até 470 cv e são adequados para caçambas ou betoneiras para aplicação urbana. As opções de 11 e 12 litros, com seis cilindros de 370 a 470 cv, servem para todas as opções. Outro destaque dos caminhões Scania é a caixa de mudanças montada conforme o conceito modular, incluindo opções de 8 marchas + 1 superlenta, de 12 marchas e de 12 marchas + 2 superlentas, esta última com ou sem ?overdrive?, que possibilita a máxima capacidade de tração com elevadas médias de velocidade.

E a maioria das caixas de câmbios está disponível com uma versão aprimorada do ?Opticruise Scania?, o sistema automatizado de mudança de marchas que ajuda o motorista a economizar combustível e a conduzir de forma mais eficiente, realizando as trocas no momento mais adequado. Enfim, são caminhões robustos e de alto desempenho.

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