Lançado simultaneamente em todos os mercados da Scania no mundo, o novo motor de 9 litros será produzido unicamente nas fabricas da montadora em São Bernardo do Campo (SP) e em Södertädlje, na Suécia. Importantes componentes, como o bloco e o eixo de comando de válvulas, serão produzidos exclusivamente no Brasil e enviados para a Europa, como estratégia global de produção da Scania.
Estruturalmente, o novo motor Scania de 9 litros é derivado dos motores de 11 e 12 litros disponíveis no mercado. Os cabeçotes são individuais, há quatro válvulas por cilindro e a unidade de injeção está posicionada perpendicularmente no centro do pistão, garantindo melhor queima do combustível. Aproximadamente 40% dos componentes brutos e finalizados, como cabeçote, camisa, pistão, bomba d?água, carcaça do volante e filtro de óleo, são comuns entre esses motores.
Para usufruir os benefícios da uniformidade dos projetos dos motores, o bloco do novo motor foi baseado nos motores de 11 e 12 litros, possuindo um cilindro a menos, no total de cinco. Um conjunto de eixos balanceadores está localizado na parte inferior do motor e elimina eventuais oscilações de rotação.
Para Christopher Podgorski, diretor-geral da Unidade de Vendas e Serviços da Scania no Brasil, "o motor de 9 litros da Scania segue a tradição da marca, proporcionando confiabilidade, durabilidade e economia de combustível. Seu elevado torque, obtido em baixas rotações, é traduzido em viagens mais rápidas e menos cansativas, sendo indicado principalmente para os segmentos da construção, distribuição logística e transferência de carga em viagens sem pernoite".
O preço do modelo básico do novo semipesado P310 da Scania foi fixado em R$ 195 mil. A versão P230 (4×2) custará R$ 170.000,00; a P270, R$ 180.000,00; e a P270 (6×2) R$ 200 mil.