A Scania acaba de inaugurar em Guadalajara, no México, um novo conceito de concessionária modular para a América Latina. Denominada Posto de Serviço Avançado, a variação das tradicionais construções em alvenaria é montada sobre contêineres e pode ser facilmente transferida de um local para outro, atendendo à demanda por serviços.
As instalações contemplam equipamentos para lubrificação, oficina, almoxarifado, lava-rápido, vestiários, refeitório, administração e cozinha. A área da oficina possui 540 metros quadrados e abriga o escritório administrativo de vendas e pós-venda, além de uma sala de reuniões devidamente equipada. Há ainda quatro boxes para o atendimento de quatro caminhões ou dois ônibus por vez.
O posto de Guadalajara levou 20 dias para ficar pronto. Tempo muito inferior ao da construção de uma concessionária convencional, que é de seis a oito meses. O valor do investimento foi de 96 mil dólares. Para a construção de uma concessionária em alvenaria na mesma cidade seriam gastos, no mínimo, 300 mil dólares.
“Expandir os postos modulares para toda a América Latina é o objetivo da Scania. O conceito, além de ser mais econômico, é indicado para responder rapidamente a demandas temporárias, como grandes canteiros de obras e mineração, ou áreas isoladas, como as de exploração de madeira”, afirma Sílvio Luiz Farah, gerente de marketing de serviços da Scania na América Latina.
Os postos montados em contêineres apresentam três variações básicas de tamanho. A primeira, com 160 metros quadrados, equivale a um posto pequeno com apenas um contêiner para a oficina e outro para o almoxarifado. É indicado para pequenos reparos e manutenções. O posto de tamanho médio, indicado para atender toda a manutenção e lubrificação dos veículos, tem 400 metros quadrados e, além da oficina e almoxarifado, possui contêineres para lubrificação, refeitório e vestiários. O posto grande, similar ao de Guadalajara, é completo e tem a mesma estrutura de uma concessionária convencional.
A Scania é um dos líderes mundiais na fabricação de caminhões pesados, ônibus e motores industriais e marítimos. Com 28.300 funcionários, a Scania possui operações industriais na Europa e na América Latina.