Saveiro Trooper é a picape estendida da Volskwagen

Finalmente a Volkswagen lançou a picape compacta de cabine estendida para concorrer diretamente com a Fiat Strada, líder do segmento.

Antes mesmo da nova Saveiro ser lançada, a Fiat apresentou a cabine dupla da Strada.

Mas a picape da Volks tem seus atributos: boa altura do solo e degrau lateral, (como a da Chevrolet Montana), para descarregar mercadoria com facilidade, e tampa da caçamba com chave.

O modismo dos picapes como veículo de passeio está incorporado à cultura automotiva brasileira e os diversos modelos existentes no mercado evidenciam o fato.

A versão Trooper da Saveiro tem interesse em competir pelos clientes de espírito esportivo que hoje compram a Strada Adventure.

O modelo conta com faróis e lanterna de neblina, bordas pretas nos pára-lamas, “rack” de teto e capota marítima, opcionais que deixaram a Saveiro bem interessante.

O interior é mais requintado que as irmãs Trend e 1.6, exibindo computador de bordo, janela corrediça traseira, mais ajuste de altura e profundidade do volante.

O acesso à manutenção, em geral, é bom. Há isolante acústico somente em parte do painel de fogo, com resultado aceitável em isolamento para um comercial leve.

A sistematização dos vários componentes é racional. A zona superior do motor não tem cobertura plástica de acabamento encobrindo o cabeçote e coletores de admissão e descarga.

Durante a avaliação do Jornal do Automóvel, o motor apresentou boa curva de torque/potência, favorecendo a dinâmica no uso em geral.

O sistema flex funcionou bem e é mínimo o ganho no rendimento com álcool no tanque. Com carga útil de 480 kg (2 pessoas 340 kg de bagagem) não houve interferências com o solo no percurso misto de provas. O nível de ruídos de funcionamento é razoável. E a vedação contra água e poeira é boa.

Como o pneu estepe foi para baixo do carro, oespaço atrás dos bancos é muito acima do visto na Saveiro antiga, mas não dá para levar confortavelmente outro ocupante.

Outro detalhe interessante é o amortecedor da tampa da caçamba, que abre e fecha suavemente.

Como ela tem chave, protege o sistema que suporta o estepe embaixo da área de carga.

Fechando a tampa, não dá para descer o pneu reserva, o que se espera ser eficiente contra os roubos.

O conforto para um comercial leve agrada e tem pequena perda quando o veículo está com carga. O Saveiro Trooper se comportou bem em estrada de terra, mas em piso esburacado (como toda picape), deixa a desejar, mesmo porque não foi feita para “off-road”. Mas serve perfeitamente tanto para o trabalho como para o lazer. E certamente vai agradar o público jovem. (BN)

Ficha técnica

Motor

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, flex, 1.598cm³ de cilindrada, que desenvolve potências de 101cv (gasolina) e 104cv (álcool) a 5.250rpm e torques máximos de 15,4kgfm (g) e 15,6kgfm (a) a 2.500rpm

Transmissão

Tração dianteira, e câmbio manual de cinco marchas

Suspensões/rodas/pneus

Dianteira, independente, do tipo McPherson, com braços triangulares transversais e barra estabilizadora; traseira, interdependente, com braços longitudinais/6 x 15 polegadas (liga leve)/205/60 R15

Direção

Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

Freios

Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS opcional

Capacidades

De carga, 700kg (ocupantes e bagagem); tanque, 55 litros; peso máximo rebocável, 400kg; caçamba, 734 litros

Quanto custa?

A Saveiro Trooper 1.6 tem preço inicial de R$ 38.990, mas, com todos os opcionais, chega a R$ 48.180,00.

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