Finalmente a Volkswagen lançou a picape compacta de cabine estendida para concorrer diretamente com a Fiat Strada, líder do segmento.
Antes mesmo da nova Saveiro ser lançada, a Fiat apresentou a cabine dupla da Strada.
Mas a picape da Volks tem seus atributos: boa altura do solo e degrau lateral, (como a da Chevrolet Montana), para descarregar mercadoria com facilidade, e tampa da caçamba com chave.
O modismo dos picapes como veículo de passeio está incorporado à cultura automotiva brasileira e os diversos modelos existentes no mercado evidenciam o fato.
A versão Trooper da Saveiro tem interesse em competir pelos clientes de espírito esportivo que hoje compram a Strada Adventure.
O modelo conta com faróis e lanterna de neblina, bordas pretas nos pára-lamas, “rack” de teto e capota marítima, opcionais que deixaram a Saveiro bem interessante.
O interior é mais requintado que as irmãs Trend e 1.6, exibindo computador de bordo, janela corrediça traseira, mais ajuste de altura e profundidade do volante.
O acesso à manutenção, em geral, é bom. Há isolante acústico somente em parte do painel de fogo, com resultado aceitável em isolamento para um comercial leve.
A sistematização dos vários componentes é racional. A zona superior do motor não tem cobertura plástica de acabamento encobrindo o cabeçote e coletores de admissão e descarga.
Durante a avaliação do Jornal do Automóvel, o motor apresentou boa curva de torque/potência, favorecendo a dinâmica no uso em geral.
O sistema flex funcionou bem e é mínimo o ganho no rendimento com álcool no tanque. Com carga útil de 480 kg (2 pessoas 340 kg de bagagem) não houve interferências com o solo no percurso misto de provas. O nível de ruídos de funcionamento é razoável. E a vedação contra água e poeira é boa.
Como o pneu estepe foi para baixo do carro, oespaço atrás dos bancos é muito acima do visto na Saveiro antiga, mas não dá para levar confortavelmente outro ocupante.
Outro detalhe interessante é o amortecedor da tampa da caçamba, que abre e fecha suavemente.
Como ela tem chave, protege o sistema que suporta o estepe embaixo da área de carga.
Fechando a tampa, não dá para descer o pneu reserva, o que se espera ser eficiente contra os roubos.
O conforto para um comercial leve agrada e tem pequena perda quando o veículo está com carga. O Saveiro Trooper se comportou bem em estrada de terra, mas em piso esburacado (como toda picape), deixa a desejar, mesmo porque não foi feita para “off-road”. Mas serve perfeitamente tanto para o trabalho como para o lazer. E certamente vai agradar o público jovem. (BN)
Ficha técnica
Motor
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, flex, 1.598cm³ de cilindrada, que desenvolve potências de 101cv (gasolina) e 104cv (álcool) a 5.250rpm e torques máximos de 15,4kgfm (g) e 15,6kgfm (a) a 2.500rpm
Transmissão
Tração dianteira, e câmbio manual de cinco marchas
Suspensões/rodas/pneus
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com braços triangulares transversais e barra estabilizadora; traseira, interdependente, com braços longitudinais/6 x 15 polegadas (liga leve)/205/60 R15
Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
Freios
Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS opcional
Capacidades
De carga, 700kg (ocupantes e bagagem); tanque, 55 litros; peso máximo rebocável, 400kg; caçamba, 734 litros
Quanto custa?
A Saveiro Trooper 1.6 tem preço inicial de R$ 38.990, mas, com todos os opcionais, chega a R$ 48.180,00.