Ao reeditar a versão Crossover, que fez grande sucesso na Saveiro G3, a Volkswagen do Brasil comprova o quanto está atenta à demanda crescente por picapes de estilo aventureiro e aparência fora-de-estrada, um fenômeno que se multiplica rapidamente no mercado nacional. A Saveiro Crossover não será uma série especial, mas a versão do topo de gama, posicionada acima da Sportline e está começando a ser comercializada pelas concesssionárias da marca, equipada com o motor 1.8 Total Flex.
Com visual extremamente agressivo, que denota robustez e modernidade, a Saveiro Crossover caracteriza-se pela proposta aventureira. Com grade dianteira e pára-choques na cor ?Cinza Cross?, como convém a um veículo de aparência ?off-road?, ela recebe a indumentária completa de um autêntico SUV: quebra-mato, santantônio e estribos, todos pintados em preto fosco. Nas laterais, o adesivo ?Crossover?, que adorna quase toda a superfície inferior do veículo, enfatiza seu caráter arrojado. Na traseira recebe lanternas fumê.
Dotada de suspensão elevada, item de série para todas as versões da Saveiro, ainda se destaca do restante da linha pelo desenho exclusivo das novas rodas de liga-leve 15?, pintadas na cor ?Cinza Tom? (modelo Boracéia), e pelos pneus 195/55 R15. Por dentro, o novo painel destaca-se pelo quadro de instrumentos (?cluster?) inspirado no ?cockpit? de um Fórmula 1. O revestimento do bancos em ?Native Preto? é exclusivo em seu segmento, enquanto os detalhes internos em ?Cinza Satin?, pedaleiras esportivas e sobretapetes complementam o conjunto.
Bem equipada, a nova Saveiro Crossover é servida por direção hidráulica, vidros e trava das portas com acionamento elétrico, contagiros, preparação para som com antena e alto-falantes, janela traseira corrediça e imobilizador eletrônico, entre outros itens.
Impulsionada pelo motor EA 827 1.8 Total Flex, que rende 106 cv (álcool) e 103 cv (gasolina), ambos a 5.250 rpm, e 16 kgfm (álcool) e 15,5 kgfm (gasolina) de torque máximo a apenas 3.000 giros, a Saveiro Crossover atinge 176 km/h (álcool) e 175 km/h (gasolina) e acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos (álcool) e 10,2 segundos (gasolina).
O consumo da picape, quando abastecida com 100% de álcool, é de 7,4 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada (11,1 km/l e 16,1 km/l, respectivamente, com gasolina).