Atenta à demanda crescente por picapes de estilo aventureiro e aparência fora-de-estrada, fenômeno que se multiplica rapidamente no mercado nacional, a Volkswagen do Brasil reeditou a versão Crossover, que fez grande sucesso na Saveiro G3.
Mas vai ser um páreo duro. De um lado a Strada Adventure e a Montana bicombustíveis e do outro a Saveiro Crossover Total Flex, que está nas revendas e pronta pra disputar "pau a pau" o segmento das picapes compactas voltadas para o fora-de-estrada.
Desta vez, porém, as vantagens da nova Saveiro Crossover, baseadas na revigorada Geração 4, devem impulsionar ainda mais as vendas desse modelo. Tanto que a Saveiro Crossover não será uma série especial, mas a versão do topo de gama, posicionada acima da Sportline.
Com visual extremamente agressivo, que denota robustez e modernidade, a Saveiro Crossover caracteriza-se pela proposta aventureira.
Com grade dianteira e pára-choques na cor cinza Cross, como convém a um veículo de aparência "off-road", ela recebe a indumentária completa de um autêntico SUV: quebra-mato, santantônio e estribos, todos pintados em preto fosco. Nas laterais, o adesivo "Crossover", que adorna quase toda a superfície inferior do veículo, enfatiza seu caráter arrojado. Já a traseira recebe lanternas fumê.
Dotada de suspensão elevada – item de série para todas as versões da Saveiro -, ainda se destaca do restante da linha pelo desenho exclusivo das novas rodas de liga-leve 15", pintadas na cor cinza Tom (modelo Boracéia), e pelos pneus 195/55 R15. Por dentro, o novo painel destaca-se pelo quadro de instrumentos (cluster) inspirado no cockpit de um Fórmula 1 e pela sensação de amplo espaço interno, qualidade herdada do Gol. O revestimento dos bancos em Native preto é exclusivo em seu segmento, enquanto os detalhes internos em cinza satin, pedaleiras esportivas e sobretapetes complementam o conjunto.
Bem equipada, a nova Saveiro Crossover é servida por direção hidráulica, vidros e trava das portas com acionamento elétrico, contagiros, preparação para som com antena e alto-falantes, janela traseira corrediça e imobilizador eletrônico, entre outros itens. Como opcionais, ela dispõe de ar-condicionado, aquecimento interno, controle elétrico para os retrovisores externos, freios ABS, capota marítima, cargo box e CD player com comandos no volante. (BN)
OLHO CLÍNICO
O apelo aventureiro da picape Saveiro Crossover 1.8 é inquestionável e ela pôde ser vista por todos os que estiveram presentes no último Salão do Automóvel e, também, no Salão do Automóvel de Curitiba.
Impulsionada pelo motor EA 827 1.8 Total Flex, que rende 106 cv (álcool) e 103 cv (gasolina), ambos a 5.250 rpm, e 16 kgfm (álcool) e 15,5 kgfm (gasolina) de torque máximo a apenas 3.000 giros, a Saveiro Crossover atinge 176 km/h (álcool) e 175 km/h (gasolina) e acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos (álcool) e 10,2 segundos (gasolina). O consumo da picape abastecida com 100% de álcool, é de 7,4 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada (11,1 km/l e 16,1 km/l, respectivamente, com gasolina).
Ainda que seja uma novidade em termos de motor multicombustível 1.8, o 1800 cc de cilindrada da Volkswagen é um veterano aprovado pelos consumidores.
É dos mais antigos do mercado, mas combina bem com as relações do câmbio e tem tanto velocidade quanto retomadas impressionantes.
Equipada com motor 1.6 Total Flex, que rende 99 cv (álcool) e 97 cv (gasolina), ambos a 5.750 rpm, e 14,4 kgfm (álcool) e 14,1 kgfm (gasolina) de torque máximo a apenas 3.000 giros, a Saveiro Crossover de 1.6 litros atinge 165 km/h (álcool) e 164 km/h (gasolina) e acelera de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos (álcool) e 12 segundos (gasolina). O consumo da picape, quando abastecida com 100% de álcool, é de 7,9 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada (11,3 km/l e 16,5 km/l, respectivamente, com gasolina).
Seu câmbio tem alavanca curta, de fácil engate e boa sincronização. As primeiras marchas são bem lentas, com relações longas demais para um veículo que é feito também para cargas e que, presumivelmente, trabalha com boa dose de torque. Sua visibilidade é boa, tanto dos retrovisores quanto da própria área envidraçada.
Ela vem com o baú de material plástico fixado à caçamba, com capacidade para 222 litros de carga, algo que certamente os concorrentes copiarão com o tempo, uma vez que é muito útil. Mas se você pensa em enfrentar trilhas com a Saveiro Crossover pode "tirar o cavalinho da chuva". Ela, e todas as suas rivais, não combinam com terra e lama.
Não é uma "todo-terreno", mas agüenta bem estradas de terra e mal conservadas. Em estradas cheias de valas, velocidade mais baixa, ela segue em frente sem maiores problemas. (BN)
FICHA TÉCNICA
Motor: 1.8L 8V TF
Cilindrada (cm3): 1.781
N.º de cilindros: 4
N.º de válvulas por cilindro: 2
Potência líquida
máxima – cv / rpm:
103 / 5.250 (gasolina) e
106 / 5.250 (álcool)
Torque máximo – Nm (kgfm) / rpm:
152 (15,5) / 3.000 (gasolina) e 157 (16,0) / 3.000 (álcool)
Transmissão: Manual, 5 marchas, tração dianteira
Suspensão dianteira: Independente, tipo McPherson, com mola helicoidal integrada.
Suspensão traseira: Interdependente, com braço longitudinal e mola helicoidal
Freio dianteiro: Disco ventilado
Freio traseiro: Tambor
Rodas e pneus:
Rodas 6J x 15
Pneus 195/55 R 15
Tanque de combustível: 53 litros
Carga útil: 653
Desempenho e consumo:
Aceleração de 0 a 100 km/h (s): 10,2 (gasolina) e 9,9 (álcool)
Velocidade máxima (km/h): 175 (gasolina) e 176 (álcool)
Cidade (km/l):
11,1 (gasolina) e 7,4 (álcool)
Estrada (km/l): 16,1 (gasolina) e 10,7 (álcool)
Média PECO (km/l): 13,4 (gasolina) e 8,9 (álcool)
