De fato, picapes fora-de-estrada caíram nas graças das montadoras brasileiras. Primeiro veio a Fiat, que com o picape Strada inaugurou a nova modalidade “aventureira”.
Em seguida, a GMB lançou versão semelhante da Montana, que agradou ao consumidor jovem.
Das três principais marcas no País, faltava apenas a Volkswagen. Mas a montadora alemã não perdeu tempo e lançou a Saveiro Cross, que incorpora elementos visuais e de acabamento do CrossFox.
O resultado foi um carro jovem, sem o perfil “encara-qualquer-parada” da antiga Saveiro, nem com o charme aventureiro do “hatch” Fox.
Se, por fora, o carro chama a atenção e lembra o CrossFox, por dentro a semelhança é maior.
Os materiais utilizados no interior foram trazidos do “hatch”. Os bancos ganharam acabamento com desenhos que simulam rastros de pneu em uma estrada de terra. O painel vem do Novo Gol.
Para quem sentiu falta de cabine dupla no modelo, a exemplo do que a Fiat fez com a Strada, é bom lembrar que a Volkswagen não tem a intenção de lançar picape semelhante.
De acordo com a montadora alemã, a Saveiro Cross foi desenvolvida para jovens que pretendem usar o carro no dia-a-dia nas cidades e em viagens a dois. Assim, o investimento foi voltado para a caçamba, que comporta 734 litros.
Impressões ao dirigir
O comportamento do picape é muito semelhante ao de um carro de passeio comum.
A distribuição desigual de peso nos eixos e os pneus mais altos e largos, não chegam a incomodar.
A suspensão com molas progressivas na traseira mostrou eficiência para neutralizar a ausência de carga na caçamba, situação em que a avaliação foi realizada, e o ruído da rodagem dos pneus no asfalto não chegou a invadir a cabine.
Equipada com motor EA-111 1.6 VHT, com 101 cv (gasolina) e 104 cv (álcool) de potência e 151 Nm (gasolina) e 153 Nm (álcool) de torque, o picape se comporta bem na estrada, mas deixa a desejar nas retomadas.
Durante o percurso feito pelo Jornal do Automóvel entre Curitiba e Paranaguá no litoral paranaense o carro sofreu um pouco ao fazer ultrapassagens, comparado ao desempenho de suas concorrentes.
Seu volante é preciso e firme. O câmbio Saveiro Cross é prático, com trocas de marchas curtas e precisas.
E sua caçamba não desequilibra o picape em curvas. Mas sua capota marítima, em velocidades mais altas (mas sempre dentro dos regulamentares 120 km/h) fica chacoalhando com o vento, proporcionando ruído irritante.
Tanto na cidade como na viagem a dois no fim de semana, o dono de uma Saveiro Cross não vai ter muito do que reclamar.
Ela é bem ajeitada, tem visual aventureiro. Uma picapinha para chamar de sua. (BN)
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 8 válvulas, comando simples (SOHC), injeção eletrônica, gasolina e álcool
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 101 cv (G) e 104 cv (A), ambos a 5.250 rpm
Torque: 15,4 kgfm (G) e 15,6 kgfm (A), ambos a 2.500 rpm
Câmbio: Manual, de cinco marchas
Compr.: 4,52 m
Largura: 1,73 m
Altura: 1,54 m
Entre-eixo: 2,75 m
Vol. caçamba: 734 litros
Suspensão: Independente do tipo McPherson, com braços triangulares transversais, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora na dianteira, e interdependente com braço longitudinal, molas helicoidais superprogressivas e amortecedores hidráulicos na traseira.
Freios: Discos ventilados, na dianteira, e tambores atrás.
Tanque: 55 litros
Aceleração: de 0 (zero) a 100 km/h: 11 s (A)
Velocidade: 177 km/h (A) – De acordo com a montadora
Preço sugerido: R$ 41.840,00