Na última semana de fevereiro, a Volkswagen realizou em Campinas (SP), a apresentação da Saveiro Cross, variante com pretensões “off-road” da picape leve. A Saveiro Cross completa o portfólio do modelo, até então composto pela Saveiro 1.6 Cabine Simples (R$ 32.030,00) e 1.6 Cabine Estendida (R$ 34.830,00), além da Saveiro Trooper Cabine Simples (R$ 37.670,00) e a Trooper Cabine Estendida (R$ 40.300,00).
A nova versão, que será comercializada somente com cabine estendida, de série oferece direção hidráulica, sensor de estacionamento, trio elétrico, suspensão elevada, rodas de aro 15″ com pneus 205/60 de uso misto, capota marítima, santo antônio, alarme com controle remoto, faróis de neblina e janela traseira corrediça com grade de proteção.
Visualmente, o novo modelo da Volks apresenta em relação ao restante da linha novo pára-choque dianteiro, frisos laterais com a inscrição “Saveiro Cross”, pisca alerta nos retrovisores, novas rodas de aro 15″, santoantonio que abrange a parte lateral da caçamba e molduras pretas nas caixas de roda que se estendem ao pára-choque.
Nenhuma alteração foi realizada no conjunto motriz do modelo, que permanece com o mesmo motor 1.6 VHT gerando 101 cv (gasolina) e 104 cv (álcool), ambos a 5.250 rpm, e disponibiliza 15,4 kgfm (gasolina) e 15,6 kgfm (álcool) de torque que se manifestam nas 2.500 rpm.
De acordo com dados da Volks, o modelo Cross da picape acelera de 0 a 100 km/h em 11s e atinge a velocidade máxima de 177 km/h.
Suspensão e freios, por sua vez, são os mesmos da versão Trooper. A capacidade de carga é de 661 kg e a cabine estendida oferece boa área para bagagens.
Primeiras impressões
O Jornal do Automóvel participou de teste da Saveiro Cross programado pela VW num percurso de aproximadamente 70 quilômetros, traçado que incluiu tráfego em cidade, rodovias e estrada de terra.
Em situações normais de uso, o modelo não apresentou quaisquer diferenças de dirigibilidade e manteve as mesmas (boas) características de condução herdadas da nova geração do Gol.
A direção é direta, o veículo é estável, seu interior é bem acabado (o painel da versão avaliada apresentava dois tons de cor) e os bancos, que receberam novo revestimento, oferecem regulagem de altura, assim como a direção pode ser ajustada tanto em sua profundidade quanto em altura, permitindo maior conforto ao motorista.
Seu conjunto é bem acertado, não chega a incomodar e merece elogios pelo bom equilíbrio dinâmico. Nas curvas e frenagens, a caminhonete também se mostrou segura, sem pregar sustos. Enfim, a Saveiro Cross não é indicada para passeios na lama pesada. Mas impressiona com seu visual robusto e moderno. Vai pegar. (BN)
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, oito válvulas, comando simples (SOHC),
injeção eletrônica, gasolina e álcool
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 101 cv (G) e 104 cv (A), ambos a 5.250 rpm
Torque: 15,4 kgfm (G) e 15,6 kgfm (A), ambos a 2.500 rpm
Câmbio: Manual, de cinco marchas
Compr.: 4,52 m
Largura: 1,73 m
Altura: 1,54 m
Entre-eixo: 2,75 m
Vol. caçamba: 734 litros
Suspensão: Independente do tipo McPherson, com braços triangulares transversais, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra
estabilizadora na dianteira, e interdependente
com braço longitudinal, molas helicoidais superprogressivas e amortecedores hidráulicos na traseira.
Freios: Discos ventilados, na dianteira, e tambores atrás,.
Tanque: 55 litros
Velocidade: 177 km/h (A)
Preço sugerido: R$ 41.840,00