Saveiríssima: turbinada e nitrada

A maioria dos proprietários de veículos tunados começa a mexer aos poucos no veículo. Porém, não foi assim que aconteceu com Wagner Andrade, proprietário de uma Saveiro 2002 motor AP 2.0 a álcool. “Já comecei detonando e ao extremo não pensei que ia chegar”, afirma Wagner, que iniciou mexendo em jipes e acabou percebendo, há aproximadamente três anos, o crescimento do tuning. Até o momento ele calcula que o valor total das modificações, mais o veículo, gira em torno de R$ 55 mil, sem contar os R$ 8 mil gastos nas três pinturas que já mandou fazer no carro. Foram seis meses para que a Saveiro ficasse como está hoje.

Os 115 cv de potência originais do motor pularam para 265 cv, medidos em um dinamômetro. Foi instalado um kit turbo Master Power (a turbina é a única peça nacional de todas as adicionadas) com caracol de 0.48 de pressão no lado quente e 0.42 no frio. O cabeçote foi retrabalhado e conta com a ajuda de injeção suplementar de combustível, embreagem de cerâmica, polia regulável e um kit Nitro Nos.

Para medir e controlar tanto desempenho foram instalados diversos instrumentos, como o hallmeter, medidores de pressão de combustível, óleo e do turbo, voltímetro, vacômetro e autometer com shift light.

Que carro é esse?

Externamente o carro conta com atrativos marcantes. O escapamento austríaco, em aço-inox, da Remus, escolhido por Wagner, teve o ronco patenteado pela fábrica, de tão peculiar. A carroceria entrou na onda shaved, que significa “liso”, que consiste na retirada das maçanetas e de letreiros que identifiquem marca e modelo. “O carro ficou um pouco irreconhecível, a ponto de algumas pessoas perguntarem que carro é esse.”, explica Wagner. Há o controle original de fábrica, que tranca as portas, aciona alarme e levanta os vidros e um segundo controle, que aciona a trava e abre as portas do veículo. No caso de problemas do sistema de abertura de portas, há um botão extra no controle que força a abertura do vidro e permite o acesso às maçanetas internas.

Praticamente todo o visual externo é exclusivo. O kit aerodinâmico com pára-choques, spoilers e asa, ou aerofólio, são feitos em fibra de carbono, além do capô recortado com duas entradas de ar. A capota que cobre a carroceria, que já foi de vidro temperado, hoje é de MDF e com recortes, deixando à mostra por uma tampa acrílica, o neon verde e o cilindro do Nitro. Aliás, o neon também foi colocado embaixo do veículo, na abertura da barra de torção.

“Me preocupei em deixar o carro estável e com performance. Se rebaixasse muito seria mais complicado andar com o carro pelas ruas da cidade”, explica Wagner, que colocou um kit de molas da Eibach. Poucas coisas ficaram originais, como a refrigeração e os freios. “Até o momento nada disso apresentou problemas e não foi necessária a troca”, completa o proprietário.

A Saveiro já participou de dois campeonatos. Ganhou um segundo lugar na categoria Master, que é só para lojistas, e o terceiro lugar na votação do público, concorrendo com todas as categorias. O carro estará participando também do próximo ETC, Evento Tuning Curitiba, nos dias 29 e 30 de novembro, no Autódromo Internacional, em Pinhais.

Controle original de fábrica, com acinamento das travas, alarmes e vidros e o controle de abertura das portas, que possui um botão que força a abertura do vidro, caso haja falha no sistema.

ETC

– Evento Tuning Car

Dias 29 e 30 de novembro de 2003

Realizado junto com o 10º Festival Foça Livre de Arrancada.

Local:

Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais

Inscrições de Veículos: até 29 de novembro, a partir das 9h.

Custo:

R$ 70,00.

Acesso ao público nos dias 29 e 30 de novembro, a partir das 9h.

Entrada:

R$ 20,00 para os dois dias.

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