A fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil está prestes a se despedir de um de seus maiores ícones nas últimas décadas. Símbolo de robustez, conforto e desempenho nos anos 80 e 90, o Santana deixará de ser fabricado no final do próximo mês.
Desde junho de 1984, o sedã de luxo da Volkswagen anotou produção total de 548.494 unidades. Com os estoques que serão formados nas próximas semanas, a Volkswagen espera suprir a demanda pelo modelo até o final de 2006.
A antecipação do anúncio revela o respeito da Volkswagen do Brasil pelos tradicionais compradores de Santana que, ultimamente, constituíam-se basicamente de taxistas. "Para esse público, a Volkswagen vai oferecer o Polo Sedan 1.6 Triflex, que roda com álcool, gasolina e GNV em um código especial que, esperamos, substitua com sobras a lacuna deixada pelo Santana", comenta Paulo Kakinoff, diretor de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.
Polo Sedan Triflex
Além de apostar em um veículo mais moderno e sofisticado, que conta com 96% de aprovação entre seus clientes (o maior percentual do País), a Volkswagen espera ampliar sua participação no segmento de taxistas com o Polo Sedan Triflex.
O preço será fundamental para cumprir essa expectativa. Com o abatimento concedido em tributos como ICMS e IPI na venda para taxistas, o preço do tricombustível da Volkswagen será de R$ 36,3 mil. "É praticamente o valor que o motorista pagava num Santana, só que movido apenas a álcool", ressalta Kakinoff.
Para o consumidor comum, as vantagens serão igualmente significativas. Atualmente, o Santana 1.8 a álcool com ar-condicionado custa R$ 46.576 mil E o Polo Sedan 1.6 Total Flex, que possui o condicionador como item de série, sai por R$ 43.174,00.