A carreira de piloto de Sanito Cruz Jr., iniciou em 1996 no Paranaense de Marcas, em dupla com Gastão Weigert. Em 97 e 98, participou somente de algumas provas, não disputando campeonatos. Em 1999, foi terceiro lugar no Paranaense de Marcas. Em 2001 e 2002, foi vencedor das 500 Milhas de Londrina, na categoria Marcas, em dupla com João Finardi. Já em 2003, também com Finardi, venceu na Força Livre as 500 Milhas de Londrina. E em 2004, disputou a Copa Turismo GNV, onde terminou em terceiro lugar e foi segundo colocado na categoria Força Livre 2000, das 500 Milhas de Londrina.
No Brasileiro de Marcas e Pilotos, Sanito Cruz correu em dupla com Andrey Tomazi, com um Gol, preparado pela Finardi Competições, na segunda etapa do campeonato, onde conquistaram um segundo e um sexto lugar nas duas corridas disputadas. Agora, correndo sozinho, Sanito Cruz Jr., pretende repetir a boa apresentação da etapa de Tarumã, no Rio Grande do Sul, onde conquistou o segundo lugar, para, quem sabe, "brigar" pelo título.
"Ainda tem 80 pontos em jogo e não está nada definido. Mas como não participei da primeira etapa, estou distante dos líderes. Mesmo assim, acredito que posso fazer uma boa corrida e terminar a temporada entre os três primeiros. O carro foi totalmente revisado pela Finardi Competições e espero repetir a performance da última prova, quando fui o segundo colocado na primeira corrida", disse o piloto curitibano.
Classificação
Com duas etapas realizadas (SP/RS), e quatro corridas, a classificação do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos é a seguinte: 1.º) Rodrigo Navarro (SP), 67 pontos; 2.º) Luís Carreira (SP), 51; 3.º) Arthur Bragantini (SP), 36; 4.º) Gustavo Martins (RS), 35; 5.º) Elias Jr (RJ), 35; 6.º) Sanito Cruz/Andrey Tomazi (Motel Taiyo/Calmix), (PR), 21; 8.º) Fábio Perez (SP), 20; 9.º) José Vitte (SP), 15; 10.º) Luciano Sanches (SP), 15.