Satisfeita com o resultado da edição limitada do Sandero Vibe -com 3.700 unidades produzidas- lançada em julho do ano passado, a montadora francesa Renault resolveu no inicio do ano produzir mais uma “remessa”, com 2.600 unidades.
Entre os itens de série estão o ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, banco do motorista com regulagem de altura, “brake-light”, sistema de som que reproduz MP3, com comando satélite na coluna de direção.
O motor que equipa o Vibe é o 1.6 8V Hi-Torque, que produz 92 cv de potência a gasolina e 95 cv a etanol.
Impressões ao dirigir
Por isso, a Renault escolheu o motor 1.6 litro flex de quatro cilindros em linha e oito válvulas (designado como Hi-Torque) de 92 cv de potência com gasolina e 95 cv com álcool aos 5.250 rpm, menos que 107/112 cv do propulsor 1.6 16V Hi-Flex, que equipa as versões topo de linha Privilège e a lameira Stepway.
A posição de dirigir é boa. Além do espaço generoso, o Sandero tem os bancos mais verticalizados, responsáveis por proporcionar conforto ergonômico. Seu porta-malas tem capacidade para 320 litros de bagagem. A visibilidade é satisfatória e o câmbio, apesar de macio, é bem escalonado. Seu motor “enche” bem e propicia arrancada potente.
Nas freadas bruscas, o “hatch” tende a sair da trajetória e a traseira levanta um pouco. Nada assustador.
E na cidade, o modelo trafega suave, sem trepidar tanto diante das buraqueiras.
Transportar confortavelmente cinco adultos é tarefa fácil para o Sandero Vibe, um carro compacto, moderninho, e que cumpre o que promete. Por isso tem agradado ao consumidor. (BN)
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 8 válvulas, comando simples (SOHC), injeção eletrônica, gasolina e álcool
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 92 cv (G) e 95 cv (A), ambos a 5.250 rpm
Torque (força): 13,7 kgfm (G) e 14,1 kgfm (A), ambos a 2.850 rpm
Câmbio: Mecânico, de 5 marchas
Comprimento: 4,02 m
Largura: 1,74 m
Altura: 1,53 m
Entre-eixo: 2,59 m
Porta-mala: 320 litros (1.200 litros com bancos traseiros rebatidos)
Suspensão: Independente do tipo McPherson, com braços triangulares inferiores, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos na dianteira, e semi-independente com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora na traseira.
Freios: Discos ventilados, na dianteira, e tambores atrás.
Tanque: 50 litros
Aceleração: de 0 (zero) a 100 km/h 11,7 s (A)
Velocidade: 174 km/h (A) – de acordo com a montadora francesa
Preço sug.: A partir de R$ 38.600,00