Sandero Vibe 1.6 tem apelo esportivo

Satisfeita com o resultado da edição limitada do Sandero Vibe -com 3.700 unidades produzidas- lançada em julho do ano passado, a montadora francesa Renault resolveu no inicio do ano produzir mais uma “remessa”, com 2.600 unidades.

Com preço sugerido a partir de R$ 38.590,00, o Sandero Vibe chegou com frisos laterais na cor preta, painel de instrumentos com anel cromado ao redor do velocímetro e do conta-giros, faróis com máscara cinza, lanternas traseiras fumê, ponteira de escapamento cromada, faróis de neblina, espelhos retrovisores e maçanetas pintados na cor da carroceria.

As rodas de liga leve aro 15, na cor grafite, reforçam o visual agressivo, enquanto os bancos, com tecido especial, têm costuras reforçadas em vermelho. A iluminação é na cor âmbar, e os ponteiros vermelhos realçam a esportividade.

Entre os itens de série estão o ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, banco do motorista com regulagem de altura, “brake-light”, sistema de som que reproduz MP3, com comando satélite na coluna de direção.

O motor que equipa o Vibe é o 1.6 8V Hi-Torque, que produz 92 cv de potência a gasolina e 95 cv a etanol.

Impressões ao dirigir

Oferecer farto conteúdo de série ou um espaço interno amplo se não houver força debaixo do capô, de nada adianta, especialmente na versão Vibe, de apelo esportivo.

Por isso, a Renault escolheu o motor 1.6 litro flex de quatro cilindros em linha e oito válvulas (designado como Hi-Torque) de 92 cv de potência com gasolina e 95 cv com álcool aos 5.250 rpm, menos que 107/112 cv do propulsor 1.6 16V Hi-Flex, que equipa as versões topo de linha Privilège e a lameira Stepway.

A posição de dirigir é boa. Além do espaço generoso, o Sandero tem os bancos mais verticalizados, responsáveis por proporcionar conforto ergonômico. Seu porta-malas tem capacidade para 320 litros de bagagem. A visibilidade é satisfatória e o câmbio, apesar de macio, é bem escalonado. Seu motor “enche” bem e propicia arrancada potente.

As retomadas são melhores, graças ao torque liberado quase totalmente nos 2.500 giros. O Sandero Vibe é um carro bem acertado de curva. Torce pouca a carroceria.

Nas freadas bruscas, o “hatch” tende a sair da trajetória e a traseira levanta um pouco. Nada assustador.

E na cidade, o modelo trafega suave, sem trepidar tanto diante das buraqueiras.

Transportar confortavelmente cinco adultos é tarefa fácil para o Sandero Vibe, um carro compacto, moderninho, e que cumpre o que promete. Por isso tem agradado ao consumidor. (BN)

Ficha técnica

Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 8 válvulas, comando simples (SOHC), injeção eletrônica, gasolina e álcool
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 92 cv (G) e 95 cv (A), ambos a 5.250 rpm
Torque (força): 13,7 kgfm (G) e 14,1 kgfm (A), ambos a 2.850 rpm
Câmbio: Mecânico, de 5 marchas
Comprimento: 4,02 m
Largura: 1,74 m
Altura: 1,53 m
Entre-eixo: 2,59 m
Porta-mala: 320 litros (1.200 litros com bancos traseiros rebatidos)
Suspensão: Independente do tipo McPherson, com braços triangulares inferiores, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos na dianteira, e semi-independente com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora na traseira.
Freios: Discos ventilados, na dianteira, e tambores atrás.
Tanque: 50 litros
Aceleração: de 0 (zero) a 100 km/h 11,7 s (A)
Velocidade: 174 km/h (A) – de acordo com a montadora francesa
Preço sug.: A partir de R$ 38.600,00

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