Na próxima segunda-feira (10/12), o Renault Sandero chega às concessionárias da marca francesa e deverá mexer com o segmento dos ?hatch? do mercado brasileiro. Desenvolvido por técnicos franceses e brasileiros do Centro de Engenharia América, em São José dos Pinhais, o novo modelo custará entre R$ 29.990,00 e R$ 43.790,00. Segundo a montadora, terá como principais concorrentes o Volkswagen Fox e o Fiat Punto. E a aposta da marca francesa no Sandero é grande. E o objetivo é dar uma reviravolta em seu volume de vendas no Brasil.
Apresentado mundialmente no Salão do Automóvel de Frankfurt, em setembro, chega ao mercado com câmbio manual de cinco velocidades e três opções de motorização: 1.0 16V Hi-Flex de 76 cv (gasolina) e 77 cv (álcool); 1.6 16V Hi-Flex que gera 107 cv (gasolina) e 112 cv (álcool), ambos os motores usados no Clio. Haverá, ainda, a opção do propulsor 1.6 8V Hi-Torque, lançado em novembro no Logan, que desenvolve 92 cv (gasolina) e 95 cv (álcool).
A Renault acredita que a motorização 1.6 8V Hi-Torque será a mais procurada por sua elasticidade e economia. E esse motor estará equipando as três versões de acabamento: Authentique (R$ 31.990,00), Expression (R$ 35.390,00) e Privilège (R$ 41.190,00). A montadora acredita, ainda, que a maioria dos consumidores optará pelos pacotes criados para cada versão. Um Pack Expression, por exemplo, com ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas das portas e porta-malas e travamento automático a 6 km/h custa R$ 4.000.
O design é o mesmo para todas as versões, podendo alterar em detalhes, como ocorre normalmente. A versão Privilège 1.6 8V Hi-Torque – conta com pára-choques pintados na cor da carroceria, pneus 185/65 R15 com calotas integrais aro 15?, coluna central com adesivo na cor preta, faróis de neblina, friso lateral na cor preta, maçanetas externas na cor do carro, retrovisores com regulagem elétrica e vidros verdes. Na frente, destaque para os grandes faróis puxados para trás. Deram um ar mais esportivo ao modelo.
Para maior segurança, foram colocadas luzes indicadoras de direção nas laterais dianteiras, em lente transparente e de formato triangular. De acordo com a Renault, é uma herança do Mégane. Assim como a dianteira, a parte de trás do Sandero foi bem resolvida. A traseira elevada garante bom espaço interno para os ocupantes. O vidro traseiro é amplo, oferecendo boa visibilidade para o motorista. E o desenho da parte traseira também chama a atenção, principalmente pelas lanternas modernas, colocadas na vertical. E em seu porta-malas muito espaço para a bagagem: 320 litros. Um dos maiores porta-malas da categoria. Fabricado na planta de São José dos Pinhais, o Sandero futuramente será vendido em outros continentes.