Audi apresenta o novo esportivo TTS
Como novidade o novo Audi TTS ainda traz a mais alta tecnologia Audi em sistemas ?Magnetic Ride?. O recurso possibilita o condutor escolher dois modos de direção: ?Padrão?, para uma direção confortável e balanceada; e ?Esporte?, que aciona a suspensão esportiva do veículo, deixando a carroceria 10 milímetros mais baixa e oferece uma direção mais dinâmica e veloz.
Seu painel tem o fundo todo em cinza e seus medidores em branco. Os pedais são em alumínio e seu volante multifuncional é todo revestido em couro. Seu sistema multimídia inclui uma função especial capaz de cronometrar as voltas realizadas durante uma corrida.
Movimenta o novo esportivo da Audi o premiado motor 2.0 TFSI, que combina com perfeição a tecnologia Audi de injeção direta eletrônica com ?turbocharger?. Com potência de 272 cavalos de potência e torque de 350 Nm, o novo Audi TTS acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,2 segundos e tem velocidade máxima limitada de 250 km/h. Terá duas versões: a tradicional Coupé e a Roadster (conversível).
A alta performance do Audi TTS deve-se também à tecnologia de sua carroceria híbrida, que combina dois diferentes tipos de material. A parte traseira é constituída de aço, enquanto as demais são constituídas por alumínio da tecnologia ASF Audi Space Frame, que otimiza a distribuição dos eixos e reduz o peso total do veículo.
O Audi TTS, ?top? de linha dos modelos TT é uma das atrações do estande da montadora alemã no Salão de Detroit 2008, que na última segunda-feira (13), abriu suas portas à imprensa especializada internacional.
Novo Passat CC estréia em Detroit
A carroceria foi inteiramente redesenhada e cativa com sua silhueta de linhas fluidas. O teto estende-se em raio plano desde o pára-brisa até a traseira. Um dos traços característicos do design é a acentuada linha arqueada que corre pelas laterais, logo abaixo das janelas e acima dos arcos das rodas dianteiras e traseiras. Outra novidade é o teto panorâmico de vidro que aumenta a sensação de espaço e proporciona vista para cima.
O Passat, sucesso comprovado há mais de três décadas, forma a base técnica do primeiro cupê quatro portas da Volkswagen. O Passat CC vem equipado exclusivamente com motores de injeção direta de última geração (160 cv a 300 cv). Os motores a gasolina (TSI e FSI) atendem tanto à norma européia de emissões EU 4 quanto à ULEV2 dos EUA, respectivamente.
Seu sistema de direção inteligente inclui o recurso ?lane hold assist? (assistência de manutenção de faixa), inédito no mundo para esta classe de automóvel: ao detectar uma saída inadvertida do traçado na pista, o recurso ajuda o motorista a manter o controle do veículo mediante correção automática de direção.
Os principais mercados para este automóvel são América do Norte, Europa Ocidental e Japão. Produzido na fábrica de Emden, na Alemanha, o Passat CC será lançado inicialmente na Europa, no segundo trimestre de 2008. No último trimestre será comercializado nos EUA e Canadá, sendo lançado mais tarde no Japão.
GM mostra o Corvette ZR1 em Detroit
O ZR1 é instantaneamente reconhecido, com a característica mais identificável: um capô saliente de fibra de carbono que ostenta uma janela transparente de policarbonato. A janela deixa a mostra o ?intercooler? do motor, com a frase ?LS9 SUPERCHARGED? gravada em ambos os lados, e um revestimento do motor com o logo de bandeiras cruzadas do Corvette impresso na frente.
O novo motor LS9 6.2L ?small-block? (bloco-pequeno) é a central de energia que proporciona todo o desempenho do ZR1. O grande diferencial do desempenho e refinamento do LS9 é um ?supercharger? grande, do tipo Roots, com um novo design de quatro rotores. Está equipado com um sistema de resfriamento integrado (?intercooler?) que reduz a temperatura de ar de entrada para máximo desempenho.
Montado manualmente no Centro de Construção de Desempenho da GM em Wixom, Michigan, o LS9 incorpora processos especializados tipicamente vistos em motores de corrida para produzir um produto altamente refinado e preciso.
Painel do teto de fibra de carbono equipa o Corvette ZR1, assim como, arco de teto e molduras das caixas de rodas e spoiler traseiro único. E seu conjunto de instrumentos específicos com medidor de aceleração (também visível no ?display head-up?), projeta as informações no pára-brisa e leitura de velocímetro de 370km/h.
?O objetivo da Chevrolet com o novo ZR1 é demonstrar o que um supercarro é capaz de proporcionar a um preço menor que carros exóticos que custam duas, três ou quatro vezes a mais – e faz isso com uma forma brilhante,? afirma Ed Peper, gerente-geral da Chevrolet EUA.
Hummer HX também no salão
Desenvolvido por três jovens designers (David Rojas, Min Young Kang, y Robert Jablonski), recentemente incorporados ao departamento de estilistas da General Motors, o protótipo tem interior baseado nas soluções empregadas em aviões.
Menor que o H3, o Hummer conceito mede 2,05 metros de largura, 2,61 m de distância entre-eixos, 4,34 m de comprimento e 1,82 m de altura. Equipado com câmbio automático de seis marchas, que é acoplado ao motor V6 3.6 litros com comando variável de abertura de válvulas (VVT) e injeção direta de combustível, o Hummer HX tem 308 cavalos de potência e 37,7 kgfm de torque. Outro item importante é o fato de o HX poder ser abastecido com etanol e gasolina.
Toyota A-Bat Concept em Detroit