O Salão de Paris chega ao fim neste domingo, dia 13, mas para os brasileiros o clima de “festa” automotiva está apenas começando. É que na última quinta-feira, dia 10 de outubro, teve início, no Parque Anhembi, o 22.º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. E os estandes do evento estão repletos de novidades.
A Renault mostra o curioso Talisman, carro-conceito lançado no Salão de Frankfurt do ano passado que possui portas tipo asa de gaivota e habitáculo futurista. Além dele ainda mostra o Vel Satis, “top” de linha da marca na Europa, e o F-1, que representa a montadora na categoria. A novidade, porém, é a nova geração do Laguna, que começa a ser comercializada por aqui no fim deste ano em versões “hatch” e sedã, ambas com motor V6 de 3,0 litros e 210 cv.
Esportividade e luxo, por sinal, se sobressaem mesmo é no estande da Volkswagen. Lá estão, por sinal, o superesportivo-conceito W12 e o Phaeton, modelo superluxo recém-lançado na Europa pela VW e que está sendo mostrado pela primeira vez ao público brasileiro. Para completar, a marca mostra o Passat Protect, primeiro veículo blindado de fábrica da história da marca, e lança “oficialmente” o Pólo Sedan.
Por sua vez, a Honda exibe em seu estande a mais nova geração do sedã Accord (estrela do estande da marca no Salão de Paris 2002), um carro-conceito chamado Bulldog e o Fórmula-1 BAR. Além deles, “estréia” o compacto Fit, o segundo carro que a Honda produzirá e comercializará no Brasil depois do Civic. A Peugeot, por exemplo, acredita no sucesso dos City Toys, três conceitos mostrados há dois anos em Paris, que mais lembram carros de brinquedo. Mas a grande estrela da marca francesa no Salão de São Paulo é o 307 SW, versão “station wagon” do “hatch” médio que já é comercializado no Brasil, e que poderá chegar ao mercado brasileiro em 2003.
A Ford, por outro lado, aposta no impacto visual para atrair o público. Exibe o Mondeo AT e o Focus SVT – versões esportivas de seus conhecidos modelos, vendidas apenas na Europa. Mais ao alcance do público está a Ranger Limited, nova versão “top” de linha da picape.
A Fiat, por outro lado, não terá atrações de alto impacto, mas mostrará sua linha “normal” com destaque para o recém-lançado Stilo. O leitor vai conferir todas as novidades do Salão Internacional do Automóvel na próxima edição do Jornal do Automóvel com reportagens e fotos exclusivas.