Novo Mustang foi inspirado no modelo de 1964. |
O Salão de Detroit, um dos mais importantes dos Estados Unidos, mesmo com um início de ano muito frio, abre suas portas para apresentar ao público, até 20 de janeiro, as novidades da indústria automobilística. Entre elas, picapes, “sport-utilities”, sedans e inúmeros carros-conceito (concept-cars), que mostraremos em nossas próximas edições.
No estande da BMW, por exemplo, uma das atrações é o utilitário X3, que chega para aumentar a família X. Já no estande da Toyota, as grandes novidades são a minivan Sienna e o Lexus RX330. A Chevrolet apresenta a sucessora da S10, chamada de Colorado, para o segmento das picapes de médio tamanho. Outro carro-conceito também está exposto no estande da marca: o Equinox, novo compacto SUV (Sport Utility Vehicle).
O Grupo DaimlerChrysler também não deixou por menos. Na divisão da M-Benz o destaque é o conversível S-600, que está ao lado do suntuoso Maybach. Já na Chrysler, dois protótipos devem agradar ao público: o Crossfire 2004 e o Pacífica. Novidades também na divisão Dodge e na Jeep. O New Beetle continua a ser a atração da Volkswagen nos salões. Desta vez o modelo chega conversível com duas motorizações: 2.0 e 1.8 turbo.
Volta às origens
Diante da tendência retrô que já resultou no novo Thunderbird, no PT Cruiser, no New Beetle e no Chevrolet SSR, a própria Ford não resistiu em voltar às origens ao desenvolver o Mustang 2004: ele lembra o modelo de 40 anos atrás como nenhum outro Mustang das últimas décadas.
O carro da foto ainda não é definitivo. Trata-se de modelo conceitual com que a marca testa a receptividade do público no Salão de Detroit 2003. Mas pouco deve mudar nele até o início da produção, no fim deste ano.
O Mustang 2004 é mais uma criação do Living Legends (lendas vivas), estúdio de desenho da Ford para carros esporte, que, de fato, conseguiu reinterpretar as linhas de 1964 sem abusar da nostalgia.
Sob o capô, cuja tomada de ar é funcional, está um motor V8 de 4,6 litros, 32 válvulas e compressor mecânico, com cerca de 400 cv. O chassi do Mustang 2004 será totalmente novo, aproveitando componentes do Lincoln LS e Jaguar S-Type. As enormes rodas de 20 polegadas do conceito, que certamente serão reduzidas no carro de produção, alojam discos Brembo de 325 mm de diâmetro.