Chegou a vez da linha S10 receber o novo motor 2.4 FlexPower. O resultado? Mais potência, uma boa economia e excelente desempenho. A S10 FlexPower marca o final da versão a gasolina para o mercado brasileiro. Agora, só para exportação.
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E por aqui, só Flex e com uma única versão de acabamento: Advantage, que vem equipada com alarme sonoro de faróis acesos e chave na ignição, ganchos internos na caçamba, capas de retrovisores e maçanetas das portas na cor preta, maçanetas internas cromadas, pára-choque traseiro com estribo central, pára-choques dianteiro e traseiro na cor do veículo, rodas de aço estampado 7J x 15", ar-condicionado, coluna de direção regulável em altura, controle manual dos espelhos externos e vidro da janela traseira fixo.
O pacote "top" inclui faróis de neblina, vidros/travas/retrovisores elétricos, rodas de alumínio 7J x 16", bagageiro no teto, capota marítima e sistema de controle antideslizante das rodas traseiras "Trac-Lock". Seu interior e o desenho do painel continuam o mesmo da versão vendida atualmente. O painel de instrumentos conta com conta-giros, velocímetro, hodômetro digital total e parcial, marcador de combustível, indicador de temperatura do motor e mostrador de horas no visor do hodômetro. Para incrementar ainda mais a picape, há alguns acessórios exclusivos: estribos, frisos, protetores, santantônio, grades e adesivos.
Assim como no interior, a parte externa também não sofreu alterações. Na dianteira, o desenho foi mantido, transmitindo robustez com a grande grade com a gravata cromada ao centro e o conjunto ótico quase quadrado, acompanhando as linhas do capô e saindo um pouco pelas laterais. Os pára-choques dianteiro e traseiro são pintados na cor do veículo. Entre os acessórios para os dois pacotes há estribo cromado ou preto, farol com máscara escura. A parte traseira continua a mesma, com linhas retas, pára-choque pintado na cor do carro, lanternas mais verticais e um grande logo Chevrolet estampado na parte inferior da tampa.
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Novidade apenas no estampado FlexPower no canto superior direito. O pára-choque traseiro conta com estribo central e piso antiderrapante. O vidro da janela traseira é fixo, podendo ser corrediço no pacote top. Entre os acessórios há barra de ornamentação preta ou cromada, estilo santantônio, protetor de soleiras e protetor de caçamba. De acordo com Samuel Russel, diretor de marketing da GMB, "foram vendidas 8.230 S10 a gasolina em 2006 e para 2007 a nossa previsão é de 10.000 S10 Flex vendidas". (BN)
OLHO CLÍNICO
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Como fortes concorrentes a S10 tem a Toyota Hilux e a Ford Ranger, mas a GM do Brasil espera com essa nova motorização conquistar novos clientes e ainda comemorar o 13.º ano consecutivo na liderança de vendas no segmento das picapes médias.
O que certamente não será difícil!
A grande novidade da S10 Flex está no motor 2.4 FlexPower, totalmente desenvolvido pela GM Powertrain, que ganhou mais potência em relação ao propulsor convencional a gasolina que gera 128 cavalos. Para ter uma idéia, o motor da S10 quando abastecido com álcool gera uma potência de 147 cavalos e, quando utiliza gasolina, desenvolve 141 cavalos. Com ambos os combustíveis, a potência máxima se dá a 5.200 rotações por minuto. Por outro lado, o torque máximo foi mantido: 21,9 mkgf para gasolina e álcool.
A diferença está nas faixas em que o torque se dá. Na versão a gasolina, de 2.400 a 3.200. Já na versão a álcool, entre 2.400 e 4.400 rpm.
Para o "test drive", realizado pela GM para os jornalistas especializados de todo o Brasil, escolhemos a líder em vendas: S10, cabine dupla, Advantage, completa, que custa cerca de R$ 60 mil. A versão básica tem o preço sugerido a partir de R$ 53.800,00. Visando a utilização para álcool e gasolina, a taxa de compressão foi aumentada de 9,6:1 para 11,5:1, com um ganho de 20%.
A engenharia da GMB efetuou importantes inovações para desenvolver esse motor "flex", como a alteração do coletor de admissão de alumínio por um de plástico. Foi desenvolvida, ainda, nova calibração e o novo propulsor ganhou, também, o sistema "Drive by Wire". Tudo isso, em resumo, significa para o motorista melhor desempenho do motor, redução do consumo de combustível, melhor conforto ao dirigir e respostas mais precisas.
Na estrada, esse acréscimo de potência é perceptível em qualquer pisada no acelerador. A picape ficou mais esperta e agradável. As ultrapassagens são muito mais seguras e não dá trabalho para manter a velocidade desejada. A velocidade é limitada eletronicamente em 150 km/h, pois se não houvesse essa barreira, a S10 superaria facilmente este número. Segundo números fornecidos pela montadora, a S10 FlexPower cabine dupla acelera de 0 a 100 km/h em 11s5 a álcool, e com a gasolina, em 12s8.
Os números melhoram um pouco no caso da cabine simples: 11s1 com o álcool e 12s2 a gasolina. O consumo médio, entre estrada/cidade, é de 10,4 km/l com gasolina. Com álcool, cai para 7,2 km/l.
A posição de dirigir continua boa, assim como a visibilidade. Graças ao bom equilíbrio da suspensão, a estabilidade é boa. E as freadas, desde que tranqüilas, não dão sustos. A S10 Flex tem tudo para ser um sucesso de vendas. (BN)
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