No Japão, engenheiros da Nissan criaram uma roupa especial que simula os efeitos físicos da idade no corpo humano para se colocar no lugar de um motorista da terceira idade. Assim é possível desenvolver soluções que atendam a necessidades específicas dessa faixa etária. A vestimenta serve como parâmetro para levantar as necessidades especiais de motoristas da terceira idade.

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Essa preocupação da Nissan se deve principalmente ao fato do alto consumo da geração conhecida como Baby Boomers -nome dado às crianças nascidas após a Segunda Guerra Mundial, entre 1946 e 1964 – e que hoje são adultos com grande participação nas compras de automóveis ao redor do mundo.

A vestimenta pode simular falta de equilíbrio utilizando um sapato especial com salto na parte da frente e dores de artrite ao movimentar pernas e braços. De forma geral, a roupa especial afeta articulações como joelhos, calcanhares e cotovelos. Além disso, há também óculos que simulam olhos afetados por cataratas e com problemas para distinguir cores e um cinto que dificulta o movimento de entrada e saída do veículo.

?Torna-se mais difícil a medida que envelhecemos, executar manobras físicas. Para dirigir, isso pode significar mais dificuldade na troca de marchas, alcançar e distinguir cores no painel ou simplesmente entrar e sair do veículo?, afirma Etsuhiro Watanabe, engenheiro do Nissan Technology Center.

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?Muitos de nossos engenheiros e designers estão na faixa dos 20 e 30 anos. Essa vestimenta oferece uma noção exata dos desafios físicos diários encontrados por esse público e faz com que eles desenvolvam soluções que tornem o veículo uma experiência mais positiva e segura?, complementa.