Mesmo tendo a liderança da prova duas vezes, para Casey Stoner e Jorge Lorenzo, o italiano Valentino Rossi venceu no último domingo, o GP da Alemanha, a nona etapa da temporada, em Sachsenring.
Os pilotos partiram para a largada com pista seca. Dada a largada Rossi manteve-se na liderança, seguido por Pedrosa, que pulou para a segunda posição, e Randy de Puniet, que colocou a LCR Honda no terceiro posto. Mas Stoner, que tinha o terceiro lugar no “grid”, espalhou na primeira curva e “caiu” para a quinta posição, logo atrás de Lorenzo, quarto colocado.
Mas ainda na primeira volta, De Puniet sofreu forte queda e abandonou a prova, abrindo caminho para Stoner recuperar o terceiro lugar.
Lorenzo, por sua vez, despencava para o quinto posto ao ser superado por Andrea Dovizioso, ainda na segunda volta.
Em uma bela manobra, Stoner ultrapassou Pedrosa por dentro e assumiu o segundo lugar, e duas voltas depois assumiu a liderança ao ultrapassar Rossi no mesmo lugar em que havia superado o piloto da Repsol Honda. Nas voltas seguintes, o que se viu foi um verdadeiro “trem” formado por Stoner, Rossi, Pedrosa e Lorenzo.
Enquanto isso, Rossi seguia na cola de Stoner e recebeu a pressão de Lorenzo, mas apenas na 16ª volta o italiano conseguiu superar o piloto da Ducati e reassumir a ponta, após várias voltas pressionando o australiano.
Após várias voltas atacando seu companheiro de equipe, Lorenzo superou Rossi quando restavam cinco voltas para o final.
No entanto, o italiano manteve-se por perto e não deixou Lorenzo se distanciar, e na antepenúltima volta, em arrojada manobra Rossi voltou à liderança, de onde não mais saiu, para cruzar a linha de chegada como vencedor.
Classificação da prova: 1.º-Valentino Rossi (ITA/Yamaha), 30 voltas em 41min21s769; 2.º-Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha), a 0s099; 3.º-Daniel Pedrosa (ESP/Repsol Honda), a 2s899; 4.º-Casey Stoner (AUS/Ducati), a 10s226; 5.º-Alex de Angelis (RSM/Gresini), a 21s522; 6.º-Toni Elias (ESP/Gresini), a 30s852; 7.º-Marco Melandri (ITA/Hayate), a 31s301; 8.º- Nicky Hayden (EUA/Ducati), a 31s726; 9.º-Colin Edwards (EUA/Tech 3), a 32s865 e 10.º – James Toseland (ING/Tech 3), a 43s926.