A REVO está produzindo viaturas para a Polícia Militar do Distrito Federal, que terão por objetivo realizar operações de transporte de detentos, com proteção balística (blindagem) Nível IIIA. Originalmente, os veículos são Ford Ranger e a transformação, conforme licitação vencida, coube à REVO.
A entrega dos veículos prontos está prevista para este mês. Desenvolvida pela equipe de Engenharia de Protótipos da empresa, a Ford Ranger recebeu diversos aprimoramentos e adaptações específicas.
Fabricante de uma linha completa de veículos especiais para diferentes finalidades de uso, a REVO realiza a transformação de veículos originais em ambulâncias, viaturas para uso policial, frotas de transporte, caminhões especiais, veículos para combate a incêndios, lazer personalizado, veículos desenvolvidos para atividades vinculadas ao agronegócio e motocicletas especiais.
O CEO da REVO, Flavio Padovan, destaca uma das vantagens competitivas da empresa na licitação. “Realizamos todas as etapas de transformação, que vão desde a blindagem até o grafismo das viaturas, dentro de nossa unidade industrial, o que garante um padrão de qualidade inigualável nesse segmento, sem contar a produção de chicotes, luminosos e outros acessórios. Tudo feito em casa”, explica.
Alterações específicas do veículo
De acordo com o descritivo técnico entregue à REVO, a Ford Ranger recebeu inúmeras modificações para servir ao propósito previsto na licitação. E todas as alterações foram entregues:
- Rodas em liga leve na cor preta;
- Pára-choques de impulsão (quebra mato) com proteção gradeada dos faróis na parte frontal do veículo, na cor preta semi brilhante;
- Engates para reboque dianteiro e traseiro;
- Estribos laterais;
- Capota com aberturas laterais (tipo asa-de-gaivota) e traseira, para recobrir a caçamba do veículo subdividida em duas partes: 70% de cela para presos e 30% de compartimento para equipamentos de trabalho, com iluminação interna;
- Instalação de caixa evaporadora adicional para resfriar o ambiente de caçamba em favor do transporte de detentos, com sistema de ventilação/exaustão através de ventiladores e exaustores instalados no teto do compartimento;
- Instalação de “cela” na caçamba, confeccionada em estrutura tubular de aço;
- Cintos de segurança do tipo sub-abdominal para, ao menos, dois conduzidos;
- Proteção balística Nível IIIA parcial, constituída de chapas de aço (2,5 mm), vidro balístico, mantas de aramida e materiais anti-ruído, instalados em painel corta-fogo, colunas A e B, pára-brisa, portas dianteiras e traseiras (sem os vidros);
- Bateria extra de 75 Ampères para suportar o sistema de luminosos;
- Barra de iluminação no teto da viatura;
- Módulos de LED na grade do radiador do veículo e na tampa da caçamba;
- Película de segurança e controle solar, em todos os vidros do veículo;
- Sirene eletrônica;
- Sistema de megafone com interligação auxiliar de áudio com o rádio.
(Fotos: REVO/Divulgação).