Revivendo o passado do automobilismo nacional

Pronto: já está circulando a nível nacional o novo calendário anual – 2012 -confeccionado magistralmente pela Mahle Metal Leve S\A, registrando, resgatando, valorizando e enaltecendo a história do automobilismo de competição brasileiro, através fotografias em preto e branco, depoimentos, informações sobre fatos que marcaram corridas memoráveis no mundo automobilístico de pilotos e carros.

Desta vez, o prefácio da obra – criada e produzida por Hilda Helena de Melo e coordenada por ClausHoppen, este Presidente da Mahle Metal Leve – é de autoria do ex-piloto Mario Cesar de Camargo Filho, que ficou conhecido como “Marinho” nos meios automobilísticos quando dirigia os carros DKW da equipe Vemag. Em seu depoimento na folha de abertura do calendário, ele diz, entre outras coisas: “Acreditar no que não se vê. Quantas vitórias aconteceram pela fé. Em algumas corridas, tecnicamente não havia condições, mas as coisas davam certas no final.” Por outro lado, já na página seguinte, relativa ao mês de janeiro, está estampada fotografia de Marinho fazendo uma curva para a direita com seu DKW número 10 -categoria Turismo Grupo 3, numa corrida de rua da cidade paulista de Araraquara, no dia 19 de agosto de 1962.

No flagrante, vê-se o público perigosamente postado praticamente sobre a pista, de um lado e, de outro, aqueles conhecidos sacos de areia e fardos de feno utilizados como proteção de batida no muro.  As fotos do calendário são sensacionais, mas, dentre elas gostamos mais de duas: a que apresenta 19 carros “charutos” disputando a curva principal do autódromo de Interlagos\SP na prova “500 Quilometros de Interlagos, em 7 de setembro de 1963, vencida por Roberto Galucci com o Maserati motor Corvette V8 número 11; a outra, operada no dia 26 de novembro de 1961, também no autódromo de Interlagos mostra, numa curva para a direita, a carreteira Ford número 21 pilotada por Milton Mena e Luiz Valente à frente do DKW número 11 pilotado por Luiz Antonio Greco e Juvenal Terra, protótipo Alfa Romeo JK número 5 pilotado porAylton Varanda e Mário Olivetti e Alfa Romeo JK número 70 da equipe Veloz pilotado por Sergio Palhares Peixoto de Castro e José Francisco da Silva.

Nas demais folhas, flagrantes do Raid Rio de Janeiro\Porto Alegre – 1940; Subida da Montanha (São Paulo\Santos) 1960; Rally da Integração Nacional (Fortaleza\Chuí) – 1971; F-2 Sul Americana – Tarumã\RS – 1982; Campeonato Brasileiro de Turismo Classe A – Goiânia – 1978; GP Cidade do Rio de Janeiro – 1960; 200 Milhas de Cachoeira do Sul – 1968; 500 Quilometros de Interlagos – 1970; e Festival de Recordes – Prêmio Victor Losacco – 1962. Vivas aos organizadores, pela continuidade da importante obra!

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo