Depois de 15 anos sem alterações significativas de estilo, o Palio ressurge com nova roupagem, bem maior e torna agradável a vida a bordo. Poucos médios oferecem conforto para três ocupantes no banco traseiro. O Palio não foge à regra e dois adultos de estatura elevada viajam confortavelmente atrás.
Visto de frente, o Palio Sporting lembra o Punto e Bravo. As lanternas traseiras enormes seguem essa tendência. O barrado escuro no pára-choque, onde fica a placa de licença, não deixa a traseira caída. A versão Sporting se caracteriza por alguns adereços esportivos externos, como a ponteira dupla cromada. No interior, prevalece o vermelho em apliques diversos, incluindo os apoios de cabeça, que agradam ao público. O que pode desagradar às mulheres é a calibragem um pouco pesada da direção. Mas nesta versão ficou coerente com o apelo esportivo.
Chamou a atenção no carro avaliado pelo Jornal do Automóvel, a cor “amarelo Indianápolis”, que destaca sua semelhança visual com o Punto T-Jet. Os apliques de plástico escuro nos arcos dos pára-lamas e em outras partes da carroceria, somados aos faróis ovalados com máscara negra, ajudam nessa sensação. O Palio Sporting tem dimensões externas maiores e espaço interno de carro médio. Se o espaço interno melhorou, a capacidade do porta-malas permanece inalterada em relação à geração anterior. Está dentro da média, mas exige um pouco de paciência na arrumação da bagagem da família.
Por sua vez, a suspensão ficou muito bem acertada e deixa o carro à vontade nas curvas. Mas não se deve abusar da velocidade. Os pneus de perfil baixo transferem um pouco as imperfeições do piso para o habitáculo, mas suspensão firme é assim. Por isso, o comportamento dinâmico é sempre previsível em todas as situações. Os freios são muito eficientes. Os bancos do Palio Sporting prendem bem o corpo do motorista e a maioria dos comandos está ao alcance das mãos.
Seu motor 1.6 dá bom desempenho ao carro, que de acordo com a Fiat acelera da imobilidade até 100 km/h em menos de 10 segundos, o que caracteriza sua esportividade. Porém (de acordo com “experts” técnicos), falta torque abaixo de 2.000 rpm. Incomoda um pouco (até se pegar o jeito), a imprecisão quando se engatam rápido as marchas e a necessidade de se esperar três segundos para colocar marcha a ré sem arranhar. O consumo de gasolina na cidade variou de 7 a 8 km/l com gasolina e de 5 a 6 km/l com etanol. Na estrada, o computador de bordo registrou médias de 12 a 14 km/l com gasolina e de 8 a 9km/l com etanol.
No Palio Sporting o desempenho e suspensão convencem. Ele é vendido em duas configurações: Palio Sporting 1.6 16V (R$ 41.310,00) e Palio Sporting 1.6 16V Dualogic (R$ 43.830,00).
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Veja na galeria de fotos o carro da Fiat. |
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