O Carnaval está chegando e muitas pessoas estão preparadas para cair na folia. Nesta época, a incidência de acidentes envolvendo falta de manutenção do veículo, excesso de velocidade, distração ao volante (uso de celulares), e ingestão de álcool aumenta no país. Por esse motivo, o CESVI BRASIL/MAPFRE (Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE) separou algumas dicas práticas que podem salvar sua viagem.
“A inspeção visual é a mais simples e prática de realizar em casa. A primeira etapa é verificar os conjuntos de iluminação e sinalização do carro, como os faróis, as lanternas, as luzes de freio e as setas. Outra verificação rápida é dos níveis de fluidos como do óleo do motor, de arrefecimento (água do radiador), dos freios e do limpador de para-brisas”, explica Emerson Feliciano, superintendente do CESVI/MAPFRE.
Além destas verificações, o proprietário deve realizar uma análise mais cuidadosa nos pneus e no estepe, como calibragem e se há desgaste ou danos n. O especialista também recomenda uma dose extra de atenção ao ligar o veículo para checar se todas as luzes indicadoras do painel estão funcionando corretamente, já que são alertas de eventuais problemas no automóvel.
Confira o que não pode faltar no seu check-list antes do Carnaval:
Estado dos pneus
Avalie se há desgaste ou danos nos pneus. Essa verificação vai mostrar se o seu pneu está careca e pode ser feita com o auxílio da referência TWI (Tread Wear Indicator) presente entre os sulcos de todo pneu. Se necessário, faça a substituição do item.
Acessórios para casos de parada
Confira se triângulo, macaco, chave de roda e estepe estão localizados conforme descrito no manual do veículo. Certifique-se de que o macaco está em funcionamento. Além disso, inspecione o triângulo e observe se o seu sistema de pé está em boas condições.
Sistemas de iluminação
Cheque o funcionamento de todas as lâmpadas de lanterna, dianteira e traseira, faróis (inclusive o alto), luzes de freio, setas e pisca-alerta. Não se esqueça de verificar a luz da placa do veículo também.
Freio
Verifique o nível de fluido de freio no reservatório. Caso esteja muito abaixo da marcação máxima, confira se não há vazamento no sistema. Aproveite para identificar se o veículo apresenta algum problema durante as frenagens, como trepidações, demora na resposta, inoperância ou ruídos. Se houver algo assim, leve o automóvel para uma oficina especializada.
Palhetas limpadoras do para-brisa
Analise se as palhetas apresentam desgaste ou ressecamento e faça a substituição se necessário. Não se esqueça de verificar a água do limpador, com a adição de um pouco de detergente neutro.
Cinto de segurança
O uso do cinto de segurança é obrigatório em qualquer descolamento, inclusive para passageiros que estiverem no banco de atrás.
Transporte de crianças
Atente-se aos equipamentos de segurança adequados à cada idade, peso e altura da criança. O uso de cadeirinhas é obrigatório desde 2008 para os pequeninos com até sete anos e meio de idade. E não esqueça de prendê-la com o cinto de segurança.
Uso de celular ao volante
Se possível, sincronize o seu celular com o sistema multimídia do veículo. Caso o seu veículo não tenha esse acessório, coloque o celular no modo avião ou no modo silencioso. Dessa forma, você evita multas e protege todos à sua volta.
Excesso de velocidade
Dirija dentro da velocidade permitida na via. Essa ação evita acidentes e não dói no bolso, uma vez que a multa por excesso de velocidade possui três valores diferentes de acordo com o limite excedido (20%, de 20% a 50% e acima de 50% do limite permitido).
Se dirigir, não beba
Todos sabem que dirigir após a ingestão de bebida alcoólica é crime. Por isso, vale lembrar que o motorista que for pego dirigindo alcoolizado ou que se recusar a realizar o teste do bafômetro, pagará uma multa de R$ 2.934,70 e terá a carteira de habilitação suspensa por 12 meses.
Além disso
* Tenha a CNH e a documentação do veículo em dia.
* Transporte objetos de preferência no porta-malas e nunca obstrua o campo de visão do motorista com malas ou outros itens.
* Planeje sua viagem analisando o percurso a ser seguido, programando os pontos de parada para descanso e abastecimento, e também os valores e pontos de praças de pedágio do seu percurso.