Fim de ano é, para muitos, sinônimo de viagem. Seja para passar o Natal na casa dos parentes ou o ?réveillon? na praia, nessa época do ano as estradas ficam congestionadas de veículos levando e trazendo pessoas dos mais diferentes lugares.

continua após a publicidade

Infelizmente, os acidentes de trânsito também aumentam muito, seja por descuido dos motoristas ou por desordens mecânicas. Por conta disso, o gerente de pós-vendas da Concessionária Honda Niponsul, Renato Sliva, ressalta a importância de fazer um check list na concessionária antes de pegar a estrada.

O chamado ?check list? de viagem é um procedimento completo de inspeção do funcionamento geral do veículo ou, em outras palavras, uma revisão fora da quilometragem. ?Essa verificação confere o nível dos fluidos (óleo e água), o estado das palhetas, freios e pastilhas, faz a calibragem dos pneus, verifica as luzes, faz o balanceamento e a geometria, confere a suspensão, o estado do estepe, os equipamentos de socorro (macaco, triângulo e chave de roda), a data de validade do extintor de incêndio, enfim, um verdadeiro raio-X do veículo?, explica o gerente da Niponsul, Renato Sliva.

 Segundo Sliva, é mais seguro levar o carro até a concessionária do que verificar sozinho os itens do ?check list?. Na concessionária nós fazemos uma vistoria completa, seguindo um procedimento padrão e verificando, inclusive, toda a parte de baixo do veículo, comentou. Ele afirma que também é sempre bom levar uma lanterna e um guia com as principais estradas, restaurantes, hotéis, pousadas e postos da Polícia Rodoviária, bem como de telefones de emergência.

continua após a publicidade