Com a chegada das festas de fim de ano e as férias escolares, muitas famílias arrumam as malas e programam alguns dias de viagem. Antes de pegar a estrada e sair de férias, é imprescindível que o veículo passe por uma revisão de rotina. Os clientes da Niponsul podem passar pela concessionária e realizar o ?check list? de férias, que verifica os principais itens do carro, essenciais para garantir uma viagem tranqüila e sem imprevistos.
A manutenção preventiva é um dos principais fatores responsáveis por evitar o desgaste natural dos componentes e também por avisar quando é a hora de trocá-los, uma vez que alguns itens sofrem maior desgaste, enquanto outros demoram mais tempo para ser substituídos. A revisão de férias é composta pela verificação de 21 itens do automóvel, sendo que o óleo, o filtro de óleo e o filtro de ar são imediatamente trocados, o que garante o bom funcionamento do motor.
Passam por checagem completa e minuciosa, capaz de apontar eventuais avarias e identificar o que realmente precisa ser trocado: a suspensão, a parte elétrica e os componentes da carroceria. Revisar a parte elétrica, por exemplo, é de extrema importância, pois evita que possíveis panes do sistema elétrico venham a ocorrer. A manutenção preventiva neste caso pode garantir que o funcionamento de comandos básicos de segurança, como as luzes e os limpadores de vidro, estejam em perfeitas condições.
Além disso, a Niponsul também sugere que os pneus estejam calibrados e devidamente alinhados. Serviços como balanceamento e geometria devem ser feitos periodicamente, sempre em um estabelecimento credenciado e com profissionais capacitados. Como a lista para checagem é grande, a concessionária aconselha seus clientes que agendem a revisão com antecedência de um dia. A promoção do ?check list? de férias custa R$190,00 e vai até o dia 31 de dezembro, com validade para todos os veículos, com exceção do Civic SI.
Portanto, revise o carro e boas férias.
Fluido de freio merece atenção
Junto com o final do ano chega o verão e as férias, dupla que exige a revisão do carro. Entre os vários itens de segurança a serem checados está o sistema de freios, que tem no fluido um de seus principais componentes. Por isso, se ele não estiver em boas condições, a perda da capacidade de frenagem do veículo é inevitável.
O fluido de freio tem a função de transmitir a pressão necessária para o acionamento do pedal e é composto basicamente de lubrificantes sintéticos, solventes e aditivos. Hoje, ele pode ser encontrado no mercado em três versões: DOT3 (205 graus), DOT4 (230 graus) e DOT5 (260 graus). Assim como o óleo do motor, que para cada veículo existe um modelo indicado pelo fabricante, o mesmo acontece com o fluido, onde a diferença de um para outro é seu ponto de ebulição, ou seja, o momento em que o fluido ferve.
Por ser um fluido higroscópico, que absorve a umidade do ambiente, esse fator provoca alteração em suas características e propriedade, pois o ponto de ebulição é alterado, o que pode provocar falhas na eficiência do sistema e levar à corrosão dos componentes metálicos do sistema. Por isso, independentemente da quilometragem, é preciso substituí-lo uma vez por ano, afirmam ?experts? no assunto.
Além disso, a maioria dos carros apresenta luz de anomalia que se acende quando o nível do fluido de freio está baixo. Mas é importante reforçar que, quando isso ocorre, o lubrificante não deve ser completado sem antes o sistema ser verificado por um especialista em freios. A queda no nível indica que o sistema tem algum problema, como o desgaste de alguns itens que compõem o sistema ou até mesmo a existência de vazamentos.