Primeira unidade a ser construída no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), a fábrica de veículos de passeio da Renault do Brasil, com a inclusão do novo Renault Mégane na linha de produção, registrou no fim de março a produção de 400 mil unidades e prepara-se para abrigar novos projetos e assegurar uma segunda ofensiva da empresa no mercado brasileiro, com base no crescimento, na lucratividade e na qualidade de seus produtos.
Mais do que uma conquista estatística, o novo Renault Mégane, que saiu da linha de montagem sob o número 400 mil, simboliza os avanços até aqui conquistados pela Renault do Brasil. "Alcançar esse patamar de produção significa que conseguimos não apenas implantar a fábrica, como estamos conseguindo perenizá-la, formando e estabilizando a organização com mão-de-obra cada vez mais especializada", afirmou Patrice André, diretor de Fabricação Mercosul.
A fábrica de veículos de passeio teve investimentos de US$ 750 milhões e foi inaugurada em dezembro de 1998, com a produção do modelo Scénic, carro que inaugurou o conceito de monovolume no mercado brasileiro. No final de 1999, o Clio juntou-se à linha de produção e, em meados de 2000, foi a vez do modelo Clio Sedan. A novidade deste ano é o novo Renault Mégane, que traz novas referências ao segmento de sedãs médios no País.
Com o novo Mégane, a Renault inicia um segundo momento de investimentos no mercado brasileiro, que será contemplado com cinco novos modelos até 2009. Esta nova fase será norteada pelo plano Renault Contrato 2009, anunciado em Paris por Carlos Ghosn, presidente e CEO dos Grupos Renault e Nissan, no dia 9 de fevereiro.
Nesse sentido, a fábrica de veículos de passeio começa aumentar a utilização de sua capacidade produtiva, assim como a adaptar-se aos novos projetos. Para o projeto do Mégane, a linha passou por várias melhorias, como a instalação de estações eletrônicas conhecidas como PEV (Processo de Avaliação Eletrônica do Veículo). Um ponto fundamental da fábrica é a característica de linha flexível, possibilitando que quatro modelos diferentes sejam produzidos ao mesmo tempo.
A unidade de veículos de passeio conta com 1.200 funcionários. Em 2005, foram produzidos 59.837 carros, sendo que em torno de 25% desse total foi destinado à exportação para países do Mercosul e da América Central.