A Renault além de mostrar a nova geração do Mégane, aproveitou o Salão do Automóvel de Paris para revelar uma variante do carro voltada para as pistas.
Trata-se do Mégane Trophy, que será utilizado na temporada 2009 da World Series by Renault, competição monomarca organizada pelo grupo francês.
Baseado na versão de rua, o Mégane Trophy apresenta modificações aerodinâmicas na carroceria e novos materiais aplicados à estrutura do carro, além, de algumas alterações no conjunto mecânico. Outro destaque do modelo são as portas de estilo tesoura, que se abre para cima, lembrando os esportivos da Lamborghini.
De acordo com a Renault, as mudanças introduzidas na carroceria do veículo proporcionaram ganhos de cerca de 40% no desempenho aerodinâmico do carro. O novo coletor de admissão e o conjunto de escapamento ajudam o motor 3.5 litros V6, de 24 válvulas, a entregar 365 cavalos de potência, cerca de 30 cv a mais que a versão anterior do propulsor. Informa ainda a Renault, que essas modificações dão ao Mégane Trophy performance dinâmica semelhante ao do Porsche GT3.
Além da mesma mecânica de um Mégane convencional, o Trophy é equipado com chassi tubular, câmbio semi-automático e volante com hastes para troca de marchas. Sua suspensão tem braços duplos e amortecedores ajustáveis. E as rodas medem 18 polegadas e estão calçadas com pneus Michelin.