Na Inglaterra, por exemplo, os dois primeiros compradores do Clio RS terão seus modelos entregues pelos pilotos da equipe Renault de Fórmula-1, o atual campeão Fernando Alonso e seu companheiro Giancarlo Fisichella. A montadora francesa utilizou recursos desenvolvidos na principal categoria do automobilismo no novo "hatch" esportivo.
Visualmente, o Clio RS traz características exclusivas, que ressaltam sua esportividade. A dianteira do modelo ficou mais larga, enquanto a lateral, além dos defletores, ganhou saias e rodas de 17 polegadas, montadas em pneus 215/45. Os pára-choques e retrovisores têm a mesma cor do veículo, enquanto as maçanetas das portas são cromadas. O Clio RS será oferecido com cinco cores exclusivas, duas perolizadas (vermelho e azul) e três metálicas (preto, azul e verde).
O interior vem com pedais de alumínio, insertos cromados no painel central e logo "Renaultsport" no painel de instrumentos. Há ainda assentos exclusivos Recaro, que reforçam o apoio lateral dos ocupantes. O volante do Clio RS é revestido de couro. A lista de itens de segurança, além de ESP, inclui freios ABS de oitava geração, com sistema de distribuição eletrônica EBD. Há ainda controle de tração (ASR) e "airbags" frontais e laterais. O pára-choque traseiro traz sistema de difusão de ar integrado.
Além disso, há defletores de ar laterais. Juntos, os dois recursos aprimoram a dirigibilidade e estabilidade do carro, informa a Renault. O Clio RS conta ainda com ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade).
Sob o capô está o motor 2.0 16V, de 197 cavalos, 21,8 kgfm a 5.500 rpm, taxa de compressão de 11,5:1 e potência específica de 100 cv/l. O câmbio é manual, de seis marchas.
O Clio RS acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e segundo a Renault atinge velocidade máxima de 215 km/h. Ainda de acordo com a montadora francesa, o sistema de freios é mais potente do que o do restante da linha, enquanto seu chassi foi modificado.