A Renault está utilizando estratégia semelhante à da GM do Brasil na divulgação de um futuro produto.

continua após a publicidade

No fim da semana passada, algumas unidades do Logan, que será o modelo de entrada da marca no Brasil, foram "flagradas" percorrendo as ruas de Curitiba (PR) e as imediações da fábrica da montadora em São José dos Pinhais (PR).

Nos mesmos dias, a Renault promovia o lançamento do Mégane Sedan para a imprensa. Coincidência ou não, o modelo desfilava com poucos disfarces. Embora a Renault não tenha confirmado qual versão será produzida em São José dos Pinhais, a unidade que percorria as ruas curitibanas era um sedã, bem semelhante ao europeu Dacia Logan.

Na dianteira, se há alterações em relação ao carro da Europa, elas são imperceptíveis. A traseira trazia um pequeno disfarce no final da tampa do porta-malas. Entretanto, deu para notar que ela será fiel a do modelo da Dacia. A produção do Renault Logan no Brasil foi confirmada oficialmente no mês passado, pelo presidente da subsidiária nacional da montadora, Pierre Poupel. Além do sedã, o carro contará também com outras configurações, entre elas uma perua com apelo "off-road" e, possivelmente, um "hatch".

continua após a publicidade

A estratégia de mostrar um carro disfarçado à imprensa, dando a falsa impressão de flagrante, foi iniciada pela GM do Brasil. No ano passado, durante o lançamento do novo Omega, o então futuro Vectra surgiu, com disfarces, na pista de seu campo de provas, em Indaiatuba (SP). Seria falta de atenção dos funcionários do campo de provas da GMB? Difícil de acreditar.

Mas a Renault do Brasil não está preocupada em esconder da imprensa o novo modelo que produzirá em São José dos Pinhais. Tanto que, na tarde do último domingo (dia 12), o veículo passeava tranqüilamente na rodovia que liga a BR-277 a Matinhos, no litoral paranaense. 

continua após a publicidade