Sucesso em 51 países, o Logan chegou ao Brasil com boas armas para brigar com os adversários: espaço interno, motor, preço competitivo e 3 anos de garantia. O sedã da Renault não esconde seu apelo popular. Tudo no carro feito no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), foi para reduzir custos. Desde suas linhas de ?design? às soluções internas.
Por contar com visual simples, quem olha o modelo pela primeira vez dificilmente sentirá aquele ?amor à primeira vista?. Mas basta entrar no Logan para perceber que ele é grande de fato. Para se ter idéia do espaço interno, o carro conta com distância entreeixos maior que a do Toyota Corolla, por exemplo. Com 1,74 m de largura, 4,25 m de comprimento e 1,53 m de altura, no Logan há espaço para tudo e para todos.
O carro, apesar de simples, tem bom acabamento. No banco de trás, espaço suficiente para três adultos. A posição de dirigir é elevada e a ampla área envidraçada proporciona boa visibilidade para o motorista. Seu painel é simples, porém, bem acabado e todos os instrumentos estão à mão e são de fácil visualização. Há porta-trecos em diversos pontos, inclusive dois porta-copos no console central.
Como o objetivo da Renault era lançar um sedã pelo menor preço possível, os ?designers? e engenheiros trabalharam muito para diminuir custos. E conseguiram. Entre as façanhas está, por exemplo, o painel e o console, que formam uma peça única, facilitando a montagem e diminuindo a quantidade de componentes. Ar-condicionado, vidros elétricos e CD player fazem parte da lista dos equipamentos de série na versão topo de linha, Privilège.
A versão topo de linha, Privilège, equipada com motor 1.6 16V Hi-Flex (álcool ou gasolina) com 112 cv com álcool e 107 cv com gasolina, foi avaliada pelo Jornal do Automóvel. Seu torque máximo é de 15,1 mkgf com gasolina e 15,5 mkgf com álcool, ambos a 3.750 rpm. Segundo a engenharia da Renault, os motores derivados da linha Clio, com preparação exclusiva, equipam o Logan.
Durante nossa avaliação, em trechos urbanos, estradas e serra, o Logan 1.6 16V Hi-Flex dirigido obedecendo as velocidades estabelecidas no Código de Trânsito, comportou-se muito bem. Mostrou-se ágil, confortável e agradável de dirigir. Ofereceu boas retomadas. Freiou bem. Seu câmbio manual de cinco marchas é preciso e de pouca vibração. Conta com bom rendimento graças a nova configuração do câmbio. Mesmo com o espírito de carro de baixo custo e acabamento simples, o nível de vedação é muito bom. E seu interior não é barulhento.
O Logan, recém-lançado pela Renault do Brasil, é reconhecido em todos os países em que é vendido como um veículo de mecânica robusta e manutenção simples. Vamos ver como se comportará em nosso País. (BN)
Ficha técnica
MOTOR
Dianteiro, K4M Hi-Flex, 4 tempos, bicombustível
1.6 litro, 16 válvulas
CiIindrada: 1.598 cm3³
Potência: 107 cv a 5.750 rpm
com gasolina / 112 cv a 5.750 rpm com álcool
Torque: 15,1 mkgf a 3.750 rpm com gasolina / 15,5 mkgf a 3.750 rpm com álcool
Câmbio: Manual de 5 velocidades
Suspensão
Dianteira: Tipo McPherson, com triângulo inferior, amortecedores hidráulicos telescópicos com molas helicoidais
Traseira: Rodas semi-independentes, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora
Freios
duplo circuito em "X", discos ventilados dianteiros, com 259 mm de diâmetro, e tambores traseiros, com 203 mm de diâmetro
CAPACIDADES
Tanque: 50 litros
Porta-malas: 510 litros
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 : 10,1s a álcool / 10,3s a gasolina
Velocidade máxima: 185 km/h a álcool / 182 km/h a gasolina
Dimensões
Comprimento: 4,25 m
Largura: 1,74 m
Altura : 1,53 m
Valor
R$ 39.790,00