A Renault prepara uma peculiaridade para seu futuro modelo elétrico, que deve ser lançado até 2012.
O protótipo Zoe ZE, apresentado no Salão de Frankfurt, na Alemanha, vai receber uma versão especial, chamada de SPA, que promete borrifar soluções ambientizadoras no interior do veículo.
O projeto, em conjunto com a Biotherm, que pertence a gigante da indústria farmacêutica L’Orèal Paris, prevê um sistema elétrico que lança no condutor, pela manhã, um produto dinamizador, no final da tarde, um desestressante, e à noite, um alertador. O mecanismo também vai controlar a umidade do habitáculo e a qualidade do ar que entra no carro.
Na parte técnica, o modelo é equipado com baterias de ions de lítio, traz motor elétrico de cerca de 95 cv, pode atingir autonomia de até 160 km e velocidade máxima de 140 km/h.
As baterias, além de serem recarregadas na tomada de casa, recebem um reforço de carga vindo do teto do veículo, que vai utilizar um sistema que aproveita a energia solar.
De acordo com a Renault seu futuro carro elétrico com emissão zero de poluentes a partir de 2012, será produzido na planta de Flins, 40 km de Paris. A fábrica que produz os modelos Clio Campus e Novo Clio, vai produzir o percursor do Zoé Z.E. Concept.
A decisão de construir o modelo em Flins faz parte da estratégia da montadora francesa em tornar a França centro de veículos elétricos com emissão zero na Europa.