Os profissionais dos pontos de pós-vendas da Renault, a partir deste mês, passarão a utilizar novo recurso tecnológico.
Trata-se do “Video Assistance”, solução que promete agilizar ainda mais as operações de diagnóstico e reparação de problemas nos veículos da marca.
Sistema
De acordo com a Renault, o “Video Assistance” consiste de uma câmera de vídeo e de um programa de computador.
Atuando em conjunto com o equipamento de diagnóstico de problemas no veículo, já disponível em toda a rede concessionária da marca no País, o novo recurso auxilia o profissional da área de reparação nas tarefas de diagnóstico, visualização e registro de possíveis irregularidades ou defeitos em cada peça.
Com o “Video Assistance”, o profissional compartilha o diagnóstico com os técnicos da fábrica, não sendo mais necessário o envio de peças para lá nos casos mais complexos – como em perícias, por exemplo.
Para se ter idéia, até mesmo gravações de ruídos, fotos e filmagens da peça podem ser enviadas diretamente à fábrica da montadora em S.J. dos Pinhais (PR).
Por sua vez, os concessionários passam a ter acesso direto a área de pós-vendas da Renault do Brasil para troca de informações instantâneas com o Techline, plataforma de atendimento responsável por prestar auxílio técnico aos mecânicos das concessionárias.
De acordo com a montadora, o equipamento permite ainda menor número de desmontagem de componentes para localização de eventuais problemas. Os sistemas de freios ABS e direção hidráulica, por exemplo, podem ser checados sem a necessidade de desmonte de peças com a utilização do “Video Assistance”.