A Renault chega a última etapa do plano Renault Mercosul Contrato 2009, que previa a chegada de seis novos modelos no Brasil em seis anos – os anteriores foram Mégane sedã, Mégane Grand Tour, Logan, Sandero e Sandero Stepway- lançando o sedã compacto Symbol.
O novo carro, fabricado na Argentina, se posiciona entre o Logan e o Mégane, chega para concorrer com veículos como Ford Fiesta Sedan, Fiat Siena, Peugeot 207 Passion e VW Polo Sedan, entre outros.
Com design mais elegante e harmônico do que o Clio Sedan, o Symbol tem um terceiro volume que se funde com o restante do carro (o antecessor faz um corte bem mais abrupto).
Em todas as versões, os para-choques vêm pintados na cor da carroceria, mas a versão Privilège os retrovisores também são pintados, e as maçanetas, cromadas. A versão vem com computador de bordo, ar-condicionado digital, retrovisor externo com regulagem elétrica e banco com revestimento de veludo. Por fora, há faróis de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas.
Todas as versões saem de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos na dianteira e airbag para motorista e passageiro. O Symbol substitue o Clio Sedan que sai de linha, mas traz porta-malas ligeiramente menor – são 506 litros, contra 510 l do carro que deixa de ser fabricado.
Mesmo assim, é um dos maiores da categoria, perdendo só para o Logan (510 l). O Symbol tem 4,26 metros de comprimento, 7 centímetros a mais do que o Clio Sedan.
São duas versões de acabamento: Expression, que custa a partir de R$ 41.190, e Privilège, de R$ 44.490. Há ainda um “pack” (pacote de opcionais, que inclui computador de bordo e CD player com função MP3 e comandos no volante), que sai por R$ 800, bem como a possibilidade de adquirir o sistema ABS (antitravamento) para os freios por R$ 1.500.
A motorização é uma só: 1.6 16V de 110 cv (cavalos) com gasolina e 115 cv se abastecido com álcool. Dados de montadora informam que acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos com gasolina e 9,9 segundos com álcool. A velocidade máxima é de 186 km/h e 187 km/h, respectivamente.
A estratégia da Renault, que começou a comercializá-lo, é oferecê-lo como opção mais requintada e bonita em relação ao Logan, muito embora na prática ele ofereça menos espaço.
Com detalhes que o remetem a sofisticação (há profusão de cromados), o Symbol vem com garantia de fábrica de três anos. Segundo a montadora, o Symbol herda as qualidades de robustez e valentia do Logan e do Sandero.
Há oito cores disponíveis: branco Glacier, vermelho Vivo (sólidas), prata Étoile, bege Angorá, preto Nacré, azul Crepúsculo, cinza Acier e vermelho Fogo (metálicas). Embora pareça modesta previsão, a Renault planeja vender 700 unidades mensais do compacto Symbol. (BN)