Renault entra na onda dos turbinados e lança o Fluence GT

Pegando carona no Grande Prêmio Brasil, a Renault entra na onda dos turbinados e lança o Fluence GT, o primeiro carro da Renault Sport no mercado nacional. O modelo chega em versão única, sem direito a opcionais, por R$ 79.370. O GT é equipado com motor 2.0 16V turbo que desenvolve 180 cavalos de potência a 5.500 rpm, o mesmo que embala o Mégane GT europeu. São 37 cavalos a mais em relação ao motor 2.0 do sedã tradicional.

De acordo com a Renault, quase 80% da força do motor já está disponível a partir de 1.500 rpm. O torque máximo de 30,6 kgfm aparece logo aos 2.250 rpm. Ainda segundo a marca, a versão GT tem velocidade máxima limitada em 220 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos. Para confirmar este desempenho esportivo do GT, a Renault contou com a colaboração de Bruno Senna, da Williams-Renault, que juntamente com jornalistas convidados pilotou o carro na pista de testes da Fazenda Capuava.

Ao acelerar o carro percebe-se de imediato que o motor 2.0 turbinado garante uma arrancada com resposta rápida e retomada sem sacrifício. A transmissão manual de seis velocidades curta, mais esportiva, tem engates precisos. Já a direção elétrica deixa o veículo leve na medida certa. O carro, com sua quase 1,5 tonelada, está sempre sob controle do motorista e o trajeto da pista com longas retas e curvas foi um bom teste aos freios com ABS.

Com pneus na medida 205/55 R17, o Fluence GT é equipado com suspensão independente na dianteira; na traseira, o conjunto é semi-independente, com eixo de torção. O sistema foi projetado para o carro aguentar “as condições severas de rodagem encontradas no trânsito das ruas e estradas brasileiras e de outros países latino-americanos e asiáticos”, descreve a montadora. A Renault explica que altura da carroceria em relação ao solo é igual à das demais versões, mas o spoiler reduz a distância entre a carroceria e o chão.

Versão diferenciada

No design exterior, as formas elegantes foram mantidas, mas ganharam uma pitada esportiva, com saias dianteira, traseira e lateral. As rodas são de liga leve de 17 polegadas. Ao entrar no carro, não apenas as inscrições GT no painel e nos encostos de cabeça indicam que trata-se de uma versão especial. A costura dos bancos em couro preto se destaca em vermelho e o modelo ainda é recheado de detalhes em preto brilhante e cromados. Já o painel de instrumentos oferece marcador de velocidade digital e GPS com tela de 5 polegadas integrada ao painel.

Entre os equipamentos, destacam-se direção elétrica, freios ABS com distribuição eletrônica (EBD) e controle de estabilidade (ESP) e de tração (ASR), auxílio de frenagem de urgência (AFU) e seis airbags de série: dois frontais, dois laterais e duplos do tipo cortina. Há ainda ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar elétrico com sistema antiesmagamento, faróis de xenônio com regulagem de altura, acendimento automático e lavadores.

O jornalista viajou a convite da Renault.

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