Segunda-feira passada (26), a Renault apresentou para a imprensa especializada, na Ilha de Florianópolis (SC), o Sandero, seu mais novo ?hatch?, de aparência moderna, preço baixo e espaço interno generoso.
O ?hatch? em que a Renault aposta para crescer no mercado brasileiro será comercializado a partir do dia 10 de dezembro com preço abaixo de R$ 30 mil. Esse é o novo trunfo da marca francesa para dar uma reviravolta no mercado brasileiro e mundial.
Apresentado mundialmente no Salão do Automóvel de Frankfurt, em setembro, o novo ?hatch? será oferecido ao consumidor com câmbio manual de cinco velocidades e três opções de motorização: 1.0 16V Hi-Flex de 76 cv (gasolina) e 77 cv (álcool); 1.6 16V Hi-Flex que gera 107 cv (gasolina) e 112 cv (álcool) , ambos os motores usados no Clio. Haverá, ainda, a opção do propulsor 1.6 8V Hi-Torque, lançado em novembro no Logan, que desenvolve 92 cv (gasolina) e 95 cv (álcool). A Renault acredita que este motor será o mais procurado.
Mas a grande tacada da Renault está no preço que, se cair no gosto do consumidor e mercado, vai finalmente ajudar a montadora francesa a conquistar a participação de mercado pela qual anseia desde que se instalou em São José dos Pinhais, no Paraná, no fim da década de 1990.
A versão de entrada – Authentique – com motor 1.0 16V Hi-Flex custará a partir de R$ 29.990,00 com poucos itens de série como conta-giros, alarme sonoro de advertência de luzes acesas, porta-copos no console central dianteiro, etc. A direção hidráulica não consta nem da lista de opcionais. A versão Authentique será oferecida também com motor 1.6 8V Hi-Torque com preço a partir de R$ 31.990,00.
Com motores 1.0 16V Hi-Flex ou 1.6 8V Hi-Torque, a versão Expression será oferecida com preços entre R$ 33.790,00 e R$ 35.390,00 respectivamente. A topo de linha, Privilége, será comercializada com propulsor 1.6 8V Hi-Torque com preço a partir de R$ 41.190,00 e motorização 1.6 16V Hi-Flex, custando a partir de R$ 43.790,00.
O Sandero mede 4,02 metros de comprimento, 1,52 metro de altura e 1,74 metro de largura e conta com bom espaço no porta-malas: 320 litros e 1.200 com os bancos rebatidos. O modelo é um pouco maior que o Clio. E seu design, que agradou jornalistas, deve cair no gosto do consumidor. Com linhas curvas e interessantes, o ?hatch? deve atrair a atenção daqueles que gostam da proposta do Logan, mas não de seu estilo quadradão.
Segundo a Renault, o Sandero tem garantia de 3 anos, limitada a 100 mil quilômetros e primeiramente será produzido no Brasil. A partir do ano que vem outros países começarão a fabricar o novo modelo. A expectativa da montadora é de vender 3.000 unidades por mês, no início de 2008. (BN)
