As vendas minguadas e o sumiço das ruas já revelavam que o Fluence agonizava no mercado. Pois a Renault decidiu por fim a esse calvário. A marca francesa anunciou a aposentadoria do sedã no Brasil, com as vendas durando apenas enquanto houver estoque na fábrica e nas lojas – suficiente para mantê-lo zero km até metade do ano que vem.

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Segundo Ricardo Gondo, diretor de Vendas e Marketing da Renault, o público do segmento de médio perdeu o interesse por hatches e sedãs. “Ele busca agora SUV, e por isso vamos apostar no Captur e no Duster”, ressalta o executivo.

As duas opções cobrem uma faixa de preço que vai de R$ 69.490 a R$ 93.650, justamente a dos sedãs médios. “Temos dois modelos na mesma categoria, algo que nenhuma outra marca tem”, argumenta Gondo.

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Até 2022, a montadora com sede no Paraná passará a oferecer um terceiro utilitário no país, ainda mantido sob sigilo. Suspeita-se que seja o Kadjar, vendido na Europa. Já o Koleos, SUV grande previsto para o primeiro trimestre de 2018, teve novamente a data de estreia adiada, e sem definição de uma nova.

Mégane R.S. , o substituto?

O fim da linha do Fluence no Brasil era algo imaginado, só aguardando quando chegaria. O sedã somou apenas 890 unidades emplacadas de janeiro a outubro, o que dá uma média de 89 carros mensais.
É muito pouco considerando que o líder de vendas no setor, o Toyota Corolla, vende 5 mil ao mês.

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O Fluence ainda está disponível – boa parte adquirido por frotistas – nas versões Dynamique Plus (R$ 99.530) e Privilège (R$ 108.330). Ambas com motor 2.0 flex, de 143 cv e câmbio CVT.

Ricardo Gondo deixou aberta a possibilidade do Mégane R.S. vir da Argentina, de onde saía o Fluence para o nosso mercado. “Estamos estudando a chegada de um substituto”, adianta.

Lançado no Brasil em 2011, o Fluence substituiu o Megane Sedan. Bem avaliado pela mídia especializada no lançamento, com o tempo foi perdendo espaço para os outros sedãs que acabaram mais tarde renovados. Casos do Honda Civic, Chevrolet Cruze e Corolla, que trocaram de geração, e do Volkswagen Jetta, reestilizado.