A Ford comercializará a partir de 15 agosto, por intermédio de seus concessionários, as novas versões da Ranger 2005, uma nova picape desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro, com”design” inspirado na premiada F-150 americana, a picape mais vendida do mundo.
Todo o projeto da Nova Ranger 2005 foi desenvolvido pelo time brasileiro de “design” e engenharia da Ford, no Centro de Engenharia e Design da Ford Brasil, no Complexo Industrial de Camaçari, na Bahia.
As principais mudanças incluem o capô, a grade dianteira, os faróis, os faróis auxiliares, os pára-choques dianteiros, a tampa e a maçaneta traseira, as lanternas, a janela traseira, os espelhos retrovisores externos, as molduras da caixa de rodas, os pára-barros, as rodas, as molduras laterais, as molduras das maçanetas das portas e os emblemas.
O capô da picape tem um vinco central, em harmonia com os faróis, a grade e os pára-lamas. A nova grade dianteira incorpora um inserto central em formato de colméia na cor cinza para todas as versões, destacando o logotipo da marca. Sua moldura é cromada nas versões XLT e Limited, pintada na cor da carroceria na versão XLS e cinza na versão XL.
Com refletores circulares em formato canhão e piscas incorporados, os faróis são envolvidos por lente de policarbonato transparente dentro do conceito “see-through”, o que há de mais moderno em tendências de “design”. As lanternas traseiras apresentam estilo diferenciado e atraente, que conferem à traseira da Nova Ranger um visual moderno e de personalidade. Suas lentes fumê transparentes permitem visualizar os refletores internos em formato de canhão com as luzes de freio, ré e piscas, estes últimos dotados de lâmpadas na cor âmbar.
Os pára-choques dianteiros, de aço estampado, têm desenho atual, com acabamento cromado nas versões XLT e Limited, pintado na cor da carroceria na versão XLS e cinza na versão XL. As versões XLT e Limited dispõem ainda de faróis auxiliares, com formato redondo e molduras pretas.
Destaque para as novas rodas de aço ou liga leve, de 16 polegadas, com pneus Scorpion 245/70 R16, que em conjunto com as molduras das caixas de roda, mais largas e pintadas na cor da carroceria na versão XLT e Limited e cinza na versão XLS, contribuem para tornar a picape imponente. As molduras laterais, com desenho de formas arredondadas, são pintadas na cor da carroceria na versão XLT e cinza na versão XLS Cabine Dupla.
OLHO CLÍNICO
Diversas melhorias foram introduzidas na cabine da Nova Ranger, incluindo materiais e revestimentos dos bancos, das portas e do teto, como também de ergonomia e funcionalidade. Atendendo aos desejos dos consumidores, a picape passou a oferecer, ainda, vários nichos para o transporte de objetos, que aumentam a conveniência.
Os bancos, confortáveis, encorpados e envolventes, são produzidos com espumas de densidades diferenciadas e tornam a vida a bordo ainda mais agradável. Eles oferecem recursos, como encostos de cabeça reguláveis, reclinador com ajuste milimétrico, trilho com curso maior, espaço ampliado para os pés dos passageiros traseiros sob os bancos dianteiros, descansa-braço integrado com porta-objetos nos bancos dianteiros nas versões 40/60 e descansa-braço central no banco traseiro. Ajuste lombar e de altura do banco do motorista, assim como o ajuste da coluna de direção, são outros opcionais que permitem selecionar a melhor posição para dirigir.
A versão XLT, além do motor Power Stroke Turbo Diesel 2.8 l com turbo de geometria variável, é equipada ainda com: faróis de neblina, janela traseira corrediça, rodas de alumínio e pneus 245/70 R16, grade do radiador e pára-choques cromados, protetores das caixas de rodas e espelhos retrovisores na cor da carroceria, iluminação da caçamba, bancos individuais com console longo e porta-objetos, ajuste de altura do banco do motorista, banco traseiro com descansa-braços, acabamento das portas em vinil acolchoado e alarme perimetral. Bolsas infláveis para o motorista e passageiro, sistema de som de alta fidelidade com CD-player e ganchos dianteiro e traseiro para reboque também estão incluídos no modelo 4×4.
Topo de linha, a versão Limited traz adicionalmente bancos e volante revestidos em couro, ajuste lombar do banco do motorista, CD-player com viva-voz, santantônio, espelhos retrovisores cromados, estribos laterais e tapetes personalizados.
Com motor 2.3 l a gasolina, a Nova Ranger vem equipada também com sistema antifurto PATS. Todas as versões com motor 2.8 l turbodiesel, barra estabilizadora traseira e eixo traseiro antiderrapante, além de protetor de cárter e ganchos para reboque nos modelos 4×4. A linha 2005 da Ranger deverá disputar o mercado com a S10 da GM, a Hilux e a Frontier, da Toyota.