A filial brasileira da Land Rover apresentou em São Paulo, algumas atualizações da linha 2011 dos jipões comercializados no País. Os modelos Freelander, Discovery4 e Range Rover Sport receberam pequenas alterações estéticas por fora, além de refinamentos na cabine.
Mas a principal novidade é o novo motor 4.4 litros V8 turbo-diesel (TDV8), que equipa o Range Rover Vogue, veículo mais luxuoso da Land Rover no Brasil e no mundo.
Bem mais sofisticado, o novíssimo propulsor substitui o antigo 3.6 litros TDV8, que rendia 272 cv de potência e 65,2 kgfm de torque máximo. Agora, o Range Rover Vogue TDV8 passa a oferecer 313 cv de potência e um torque pesado de 71,4 kgfm, despejado por inteiro desde os 1.500 giros até aproximadamente as 3.000 rotações.
De acordo com a Land Rover, o novo motor é 18,5% mais econômico que o bloco antecessor e 14% menos poluente – auxiliado pelo sistema de recirculação dos gases da combustão, que reaproveita parte deles para tornar a queima de combustível nos cilindros mais eficiente.
Essa maior eficiência energética e de consumo e emissões também tem a participação do moderno câmbio automático seqüencial de oito velocidades, fornecido pela alemã ZF.
Para se ter uma idéia da evolução, a montadora britânica informa consumos de 8,7 km/l na cidade e de 12,2 km/l na estrada – com o antigo motor 3.6 TDV8, o jipão entregava médias de 6,9 km/l e 10,8 km/l.
Além da opção do novo motor 4.4 TDV8 (R$ 421 mil), o Range Rover Vogue segue com a opção a gasolina (R$ 416), que traz o propulsor 5.0 litros V8 Supercharged de 510 cv e 63,4 kgfm de torque.
Neste último, o câmbio automático tem seis velocidades. Ambas as versões vêm equipadas com o que há de mais moderno em eletrônica embarcada para fora-de-estrada.
O destaque é o sistema de tração Terrain Response, com programas específicos para trafegar cada tipo de piso combinado à suspensão pneumática. A Land Rover vai lançar o Ranger Rover Evoque no Brasil em novembro.
O modelo chega para ser a porta de entrada para a família Range Rover, que também dispõe das versões Sport e Vogue. O modelo vai ficar acima do Freelander, que hoje custa entre R$ 120 mil e R$ 165 mil.