O ano no automobilismo, para a dupla londrinense José Roberto Hofig Ramos e Maicom Tumiate (Paranamotor), terminou como começou, no lugar mais alto do pódio. Os paranaenses fizeram bonito no campeonato Brasileiro de Endurance, sagrando-se campeões da categoria III por antecipação. Nos dias 7 e 8 de dezembro, ficaram em primeiro lugar no Grupo B e segundo lugar na geral, da 16.ª edição da tradicional prova do calendário paranaense, as 500 Milhas de Londrina.
Brasileiro de Endurance
No Campeonato Brasileiro de Endurance 2007, a supremacia de Ramos e Tumiate na categoria III foi total. Pilotando seu Spyder VW n.º 6, venceram as duas primeiras etapas, disputadas no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR), e Autódromo Internacional de Tarumã, em Porto Alegre (RS), respectivamente. Não participaram da terceira etapa realizada em Cascavel (PR), mas ficaram em segundo lugar na quarta etapa disputada em Campo Grande (MS).
Bastou um terceiro lugar na quinta etapa, disputada em Santa Cruz do Sul (RS), para que Ramos e Tumiate conquistassem por antecipação, o título de campeões do Brasileiros de Endurance, na categoria III. Na sexta e última etapa do campeonato, disputada em Curitiba, terminaram em terceiro lugar. Com seis etapas disputadas, a classificação final da categoria III, do Brasileiro de Marcas, foi a seguinte: 1.º) José Roberto Hofig Ramos/Maicom Tumiate (Paranamotor) (PR), 79 pontos; 2.º) Jair Bana/Duda Bana (PR), 58; e em 3.º) Paulo Varassim/Fábio Machado/Lorenço Varassim (PR), com 42 pontos ganhos.
500 Milhas de Londrina
Iniciando as 500 Milhas de Londrina com o pé direito no fundo do acelerador, na sexta-feira (7/12), Ramos e Tumiate conquistaram o quarto lugar do grid na geral e pole position do grupo B, com o tempo de 1min17s565, à média de 141,79 km/h. Foram seis horas e meia de muita adrenalina e emoção, com ultrapassagens espetaculares, na busca por melhores posições durante a prova.
José Roberto Hofig Ramos e Maicom Tumiate fizeram três paradas para troca de pilotos e reabastecimento e nem mesmo o problema com o trambulador, que dificultava o engate da quarta marcha, logo na segunda volta, tirou o entusiasmo da dupla. Ao fim de 263 voltas, Ramos e Tumiate receberam a bandeirada final em primeiro no grupo B e segundo lugar na geral, com o tempo de prova de 6h29min18s986. A dupla marcou ainda a volta mais rápida do grupo B, na 129.ª passagem, com o tempo de 1min20s033, à média de 137,42 km/h.
?Foi um ano espetacular para nossa equipe, a Tumiate Competições. O título do Brasileiro de Endurance e a vitória no grupo B das 500 Milhas de Londrina vieram coroar o trabalho árduo que tivemos em 2007. A durabilidade do nosso carro foi essencial para essas conquistas?, disse José Roberto Hofig Ramos. ?O conjunto motor, câmbio e suspensão do nosso carro é perfeito, deixando-o muito confiável. Nossa estratégia em Londrina foi de poupar o Spyder no início da prova e acelerar forte na parte final da corrida. Nossa equipe está de parabéns?, concluiu Maicom Tumiate.