Piloto paulista ganhou as corridas
finais e venceu a seletiva.

Apesar de bastante discreto, ele foi o nome do ano no kartismo brasileiro, vencendo a Copa Brasil e ganhando o campeonato brasileiro (depois acabou desclassificado na vistoria técnica). A boa temporada de Rafael Daniel, de 18 anos, foi completada com uma bela conquista na final da Seletiva de Kart Petrobras, disputada no kartódromo da Granja Viana, que lhe garantiu o prêmio de R$ 60 mil para investir na carreira. “Deu tudo certo nas corridas finais e estou muito satisfeito. Ainda não tenho nada planejado para o ano que vem, mas devo continuar no kart e preparar melhor minha estréia no automobilismo”, disse Daniel.

Rafael Daniel acredita que o título na seletiva de Kart Petrobras pode mudar o rumo de sua carreira. “Eu consegui muito destaque neste ano e com a vitória na Seletiva vou poder investir mais na temporada de 2003. Certamente este prêmio pode me abrir portas no automobilismo, como aconteceu com os campeões anteriores”, afirmou. “Acredito que o evento foi extremamente justo, dando igualdade de condições para todos. Temos que elogiar esta iniciativa da Petrobras, porque no passado outros bons pilotos pararam de correr sem ter uma chance de progredir como esta”, concluiu.

Doze pilotos disputaram a final, mas apenas três deles conseguiram chegar à prova decisiva ainda com chances de ganhar o prêmio: Rafael Daniel, Ruben Carrapatoso e André Nicastro. Para Nicastro, que esteve sempre entre os mais rápidos na pista, o sonho de ficar com o título terminou no início da quinta volta, quando quebrou o eixo do carburador de seu kart. Carrapatoso aproveitou para assumir a liderança, onde permaneceu até a 19.ª volta, quando finalmente foi ultrapassado por Rafael Daniel. Uma vitória, para qualquer um dos três, seria suficiente para garantir a conquista.

Alguns dos favoritos ao título da Seletiva de Kart Petrobras ficaram no meio do caminho, esbarrando nas eliminatórias ou nas repescagens, caso de Sérgio Jimenez, Diego Nunes e Ana Beatriz Figueiredo. Para eles ficou a expectativa de disputar novamente a final no próximo ano e o orgulho de estar entre os doze kartistas que participaram da decisão da seletiva, numa lista que inclui também o paulista Galid Osman, o paraibano Leonardo Casado, o paraense Bruno Martins e o mineiro Emerson Silveira, além de Alan Hellmeister e Felipe Lapenna, que foram até o final.

continua após a publicidade

continua após a publicidade