Em evento especial de "avant-première" no Arco de La Défense, Esplanade Charles de Gaulle, em Paris, a Audi lançou oficialmente ontem (27/9), às 20 horas, o superesportivo Audi R8. Alta performance e genes de campeão: o novo R8 fabricado pela Audi na unidade da montadora de Neckarsulm, na Alemanha, é um dos destaques do Paris Motor Show, que será aberto ao público de 30 de setembro a 15 de outubro.
O veículo que começa a ser produzido em série e deverá ser lançado no mercado no segundo trimestre de 2007, foi apresentado há três anos no Salão do Automóvel de Frankfurt, como o protótipo "Le Mans quattro", derivado e homenageando o modelo de competição R8, que já venceu cinco vezes a tradicional corrida 24 Horas de Le Mans.
A arquitetura do "cockpit", voltada para as necessidades do motorista, impressiona pela ergonomia. A posição para dirigir é integrada ao espaço entre o painel de instrumentos com "display" gráfico e o console central. Contudo, o Audi Le Mans quattro oferece generoso espaço para ambos ocupantes – uma característica que o distingue de outros esportivos de alta performance. A impressão de perfeita funcionalidade e ergonomia é combinada com materiais de alta qualidade e acabamento.
Seus bancos esportivos vêm acompanhados de um sistema de cinto de segurança idêntico aos utilizados em carros de competição, com múltiplos pontos de fixação. Outro destaque é o painel de instrumentos, que mistura o "design" nostálgico do velocímetro e do conta-giros analógico com o revolucionário sistema MMI (Multi Midia Interface).
O Audi Le Mans quattro é um dos carros mais velozes do mundo: concebido nas pistas de corrida, o protótipo da Audi acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos e precisa de 10,8 segundos para chegar a 200 km/h. O Le Mans quattro é equipado com motor V10 biturbo de cinco litros e injeção direta de combustível FS1, que desenvolve 610 cv de potência a 6.800 rpm e se destaca também pelo torque de 750 Nm, obtido a partir de 1.750 rpm, o que confere a ele excepcionais condições de dirigibilidade.
Com esses números, o Le Mans quattro destrona esportivos como Ferrari, Porsche e Lamborghini, e também modelos da própria Audi que se notabilizaram pelo desempenho, como a atual perua RS4, que acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, e o sedan RS6 2004, que chegava a 100 km/h em 4,7 segundos.
