A sua utilização previne acidentes com a má utilização da iluminação nos veículos. Com ele, o motorista não tem de se preocupar em acender os faróis ao anoitecer ou ao entrar em túneis ou outros lugares sem iluminação. Na Europa é um equipamento comum, e aqui no Brasil existem alguns modelos equipados com o sistema de fábrica.
O sensor Quantum QLS é capaz de detectar as condições periféricas de luminosidade do interior do veículo e na linha de visão do motorista controlando automaticamente os faróis e lanternas do automóvel.
Quando o sensor medir um determinado ajuste de falta luz, as lanternas são ligadas e se a escuridão aumentar, o farol baixo é acionado. Assim que a condição de luz voltar ao normal o farol é apagado automaticamente. O equipamento possui ajuste de sensibilidade. Ao ligar a ignição o "led" no módulo do sensor acende, indicando que o aparelho está ligado. O motorista tem a opção de escolher o modo manual ou automático com apenas um toque no botão. O preço médio sugerido para o consumidor final é de R$ 250,00.