Depois do Uno Turbo (1993), Tempra Turbo (1994), Marea Turbo (1999) e o Linea T-Jet (2008), chegou ao mercado brasileiro o Fiat Punto T-Jet inspirado no Grand Punto Abarth, feito na Itália.
O Punto T-Jet tem para-choque dianteiro, diferente das versões do Punto vendidas no Brasil. Grade do radiador dupla em preto, faróis de neblina com moldura preta nas extremidades do para-choque e faróis com máscara negra.
A esportividade do Punto T-Jet é marcante. Rodas exclusivas em liga leve de 17 polegadas com pneus 205/50 R17, com molduras dos para-lamas e minissaias laterais em preto.
Adesivos laterais com a sigla T-Jet na parte inferior das portas, e retrovisores e maçanetas pintadas na cor do carro. Na traseira, lanternas com bordas escuras, ponteira do escapamento dupla cromada e aerofólio bicolor entre o teto e a parte superior da tampa traseira (preto em cima e a cor da carroceria embaixo).
No interior do Punto T-Jet, bancos envolventes em formato esportivo, revestidos parcialmente em couro preto e com o logotipo T-Jet estampado.
O volante, pomo do câmbio, alavanca de freio e puxadores das portas são revestidos em couro preto com costura em tonalidade prata. Os cintos de segurança são em tom cinza e as pedaleiras em alumínio.
O painel tem duas tonalidades: preto na parte superior e a cor da carroceria na parte inferior onde estão localizados os instrumentos, CD player e sistema de ar-condicionado. O de instrumentos tem boa visibilidade e os mostradores contam com duas escalas, com as mesmas unidades, para os km/hora e giro do motor (rpm).
De série o Punto T-Jet vem com exclusivo sistema Blue&Me, air bag duplo frontal, quadro de instrumentos de fácil leitura, sistema de som com “subwoofer” amplificado, rádio CD Player com MP3, ABS com EBD e freio a disco traseiro e piloto automático.
Sob o capô um motor Fire de 1.4 litro 16V Turbo que desenvolve 152 cavalos de potência máxima e 21,1 mkgf de torque máximo, encontrados a partir de 2.250 rpm, mantendo-se até 4.500 rpm. E capaz de levar o Punto T-Jet a velocidade máxima de 203 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos.
Mesmo com pegada esportiva, o Punto T-Jet mostrou ótimas qualidades para quem enfrenta o anda-e-para. A posição de dirigir é boa.
Na estrada, durante a avaliação, mostrou-se esperto e rápido. Nas curvas, o Punto passou muita segurança, se mostrando preso ao solo mesmo em velocidade maiores que as recomendadas pelo bom senso.
E, no momento de parar, nada de trepidações no pedal. O carro ganha velocidade rapidamente e passa fácil da marca dos 100 km/h em terceira marcha. E seu câmbio permite trocas de marchas precisas. O Punto T-Jet é um esportivo rápido e interessante, dando a impressão que se tem um carro com motor de maior capacidade. (BN)
Ficha técnica
Motor: 4cilindros em linha
Cilindradas: 1368 cm³
Potência máxima (ABNT): 152 cv / 5.500 rpm
Torque máximo (ABNT): 21,1 Kgfm / 2.250 a 4.500 rpm
Câmbio: 5marchas à frente e uma à ré
Suspensão dianteira: MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes em aço estampado fixados ao subchassi, com barra estabilizadora
Suspensão traseira: Rodas semi-independentes, travessa de torção de seção aberta e barra estabilizadora
Direção: Hidráulica com pinhão e cremalheira
Peso em ordem de marcha (Std A): 1230 Kg
Capacidade de carga: 400 Kg
Volume do porta-malas: 280 litros
Tanque de combustível: 60 litros
Desempenho: Velocidade máxima de 203 km/h – 0 a 100 km/h em 8,4 segundos
Consumo: (Norma NBR 7024)
Ciclo urbano: 12,3 km/l (gasolina)
Ciclo estrada: 16,4 km/l (gasolina)
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)