Desde o seu lançamento em agosto de 2007 com tecnologia bicombustível, o carro da Fiat conquistou o público graças ao seu belo “design,” e equipamentos modernos.
Três anos depois, a montadora italiana sediada em Betim (MG), passa a equipar o modelo com os modernos motores E.torQ fabricados em Campo Largo, no Paraná.
No visual, o modelo tem apenas mudanças superficiais, mas a linha 2011 foi reestruturada, ganhando novas versões e equipamentos, como a opção do câmbio Dualogic, capaz de funcionar de forma automática.
Dirigir o Punto 1.6 16V Essence (versão avaliada pelo Jornal do Automóvel), ficou bem mais agradável, graças ao motor 1.6 E.torQ. O moderno propulsor, com o maior torque entre todos os 1.6 aspirados a comercializados no País, funciona suavemente.
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.598 cm³ de cilindrada, o novo motor do Punto 1.6 gera potências máximas de 115cv (g) e 117cv (a) a 5.500rpm e torques máximos de 16,2kgfm (g) e 16,8kgfm (a) a 4.500rpm.
Na estrada é rápido e consegue manter uma boa velocidade de cruzeiro, mesmo com algumas subidas em que se deve trabalhar bem com a 4.ª e 5.ª marchas. O sistem a “flex” funciona bem.
O Fiat Punto 1.6 16V Essence, é um automóvel extremamente estável e neutro, com ótima precisão em curvas de raios variados e inclinação contida da carroceria.
Proporciona dirigibilidade prazerosa e segura, mesmo numa condução mais esportiva.
Como não vem de série, com chapa protetora em aço para o cárter e caixa de câmbio, com carga máxima, ocorreram leves raspadas na base inferior do pára-choque dianteiro e zona central do chassi, ao trafegar em estrada de terra com imperfeições, saídas de garagem em desnível ou ao transpor quebra-molas salientes e curtos. Mas são situações que podem ser evitadas dirigindo-se com cuidado.
O diâmetro de giro com 10,9m é limitado em manobras apertadas de garagem e estacionamento, mas a sua precisão em retas e em curvas é muito boa.
E durante a avaliação, o Punto 1.6 16V apresentou baixo nível de ruídos no habitáculo, mesmo quando sobre piso de paralelepípedo, terra irregular e asfalto ruim.
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, simples comando (SOHC), injeção eletrônica multiponto, gasolina e etanol
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 115 cv (G) e 117 cv(A) a 5.500 rpm
Torque: 16,2 kgfm (G) e 16,8 kgfm (A) a 4.500 rpm
Câmbio: Manual, cinco marchas
Comprimento: 4,03 m
Largura: 1,68 m
Altura: 1,50 m
Entre-Eixo: 2,51 m
Peso: 1.170 kg (ordem de marcha)
Porta-Mala: 280 litros
Suspensão: Independente do tipo McPherson, com braços oscilantes fixados ao subchassi, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora, e semi-independente por eixo de torção, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e tambores atrás. ABS e EBD opcionais
Tanque: 60 litros
Preço: R$ 44.190,00
Velocidade: 182 km/h
Aceleração: de 0 a 100 Km/h em 10,5 segundos